A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, divulga o ranking do mês janeiro de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição.
Em janeiro foram 191 atendimentos. Desses, 130 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações e busca de informações, 61 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 3 casos foram fiscalizados e concluídos e 58 se encontram em andamento. Entre os fiscalizados, 1 foi reprovado.
Bomba de combustível liderou o número de reclamações com 44 registros e uma reprovação confirmada pela equipe técnica após verificação metrológica.
Dispenser de GNV, adaptadores de plugues e tomadas, balança, produtos pré-medidos, entre eles, açúcar e papel higiênico, também foram alvo de denúncias. No entanto, não foram reprovados após fiscalização
O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão.
Em 2020, a Ouvidoria do Ipem-SP registrou 3.748 atendimentos com grau de satisfação da população de 93,3%
Confira o ranking de atendimentos. Acesse https://tinyurl.com/xdt3jbhh. Mais informações sobre a Ouvidoria do Ipem-SP, acesse https://tinyurl.com/7r2p6x9y
Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br