O isolamento social provocado pela pandemia da
covid-19 não mudou apenas o tipo de produto comprado pelos consumidores. As
pessoas também mudaram a forma de comprar. Em pouco mais de cem dias, 16,5
milhões de pessoas começaram a usar serviços de entrega em casa (delivery) e 46
milhões, que já usavam esses serviços , aumentaram a frequência, aponta o
levantamento feito pelo Instituto Locomotiva.
Outra novidade que surgiu com força nos últimos
meses foi o consumo por meio de mensagens de WhatsApp: 18% dos internautas
começaram a comprar usando essa ferramenta. E os pequenos comércios e os
mercadinhos de bairros ganharam a preferência, pela proximidade da casa dos
clientes – o que facilita a entrega
Daqui para a frente, 63% dos consumidores
revelaram que farão mais pesquisas de preços e 42% disseram que darão mais
importância às marcas que vão consumir, de acordo com o levantamento do
Locomotiva.
“Isso é uma clara demonstração de que as
pessoas estão mais próximas de um consumo consciente e vão cobrar as marcas
pelo posicionamento que tiveram durante a pandemia”, diz Renato Meirelles,
presidente do instituto e responsável pela pesquisa.
Afinal, 93% dos entrevistados acreditam que,
mesmo após o fim do isolamento social, a vida não voltará a ser como era antes.
Pandemia também mudou a forma como se compra
- PUBLICIDADE -