Nesta terça-feira (13) a Prefeitura de Guarulhos realizou mais uma etapa do processo de capacitação dos profissionais de saúde para a execução de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Dezesseis profissionais da atenção básica, da urgência e da emergência e residentes multiprofissionais participaram do treinamento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
A capacitação faz parte do planejamento do Programa IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde para ampliar o número de profissionais formados com o objetivo de possibilitar o diagnóstico precoce dessas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para que, em caso positivo, o encaminhamento para tratamento seja realizado em tempo oportuno.
Os testes rápidos são preconizados para pessoas que praticaram relações sexuais desprotegidas, diagnosticadas com tuberculose e gestantes durante o período de pré-natal e no momento do parto, para que a identificação precoce das infecções, o encaminhamento para tratamento e a tomada de medidas preventivas evitem que a sífilis, por exemplo, seja transmitida da mãe para o bebê.
Neste ano, entre janeiro e maio, Guarulhos registrou 287 casos de sífilis em gestantes e 345 em não gestantes. O município também notificou 62 casos de HIV, 38 de aids, 18 de hepatite C e sete de hepatite B. Em média são realizados 3 mil testes rápidos por mês para cada uma dessas doenças.
Em 2022 o programa capacitou 95 profissionais entre auxiliares de enfermagem, enfermeiros e nutricionistas de UBS, UPAs e serviços especializados e, até o fim de 2023, serão ofertadas mais 80 vagas, totalizando 175 neste ano. A estratégia da Secretaria da Saúde visa com isso a aumentar o acesso à testagem, que consiste em uma simples picada no dedo com resultado pronto em cerca de 30 minutos.