Da Redação
Aparentemente, a saída do Instituto Gerir da administração do Hospital Municipal de Urgências (HMU), do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) e da Policlínica Paraventi, ocorrida no final da noite da última quarta-feira, se deu de forma rápida. Mas a entrada de outras duas organizações sociais, a partir da zero hora desta quinta-feira, foi construída pelo prefeito Guti e por sua equipe ao longo das últimas três semanas.
O convênio de gestão iria até 31 de agosto, porém na terça-feira (21) o instituto protocolou no Gabinete do Prefeito uma declaração informando não ter mais interesse em renovar o contrato, dando o prazo de 48 horas para a administração se manifestar. No entanto, uma solução alternativa já vinha sendo construída.
Desde o início de agosto, quando ocorreu a última renovação do convênio, a prefeitura realizou os pagamentos referentes aos serviços a serem prestados neste mês. Devido a atrasos constantes em salários, colaboradores de diferentes áreas realizaram algumas paralisações, como no serviço de limpeza, que chegou a decretar greve. Médicos também promoveram paradas pontuais como forma de pressão para receber valores em atraso.
Diante do quadro o prefeito determinou a Saúde que iniciasse o chamamento de outras organizações sociais, que tivessem interesse em administrar os dois hospitais. Ao mesmo tempo, a municipalidade decidiu que retomaria a gestão da Policlínica Paraventi em 1 de setembro, utilizando estrutura própria. Desde o início do mês, oito interessados estiveram em Guarulhos, conheceram os equipamentos e elaboraram propostas para assumir a gestão dos hospitais em separado.
Após uma série de análises técnicas, que levaram em consideração a capacidade financeira da administração, a secretaria escolheu a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Birigui para o HMU e o IDGT para o HMCA. As duas se comprometeram a assumir a gestão das unidades assim que a prefeitura definisse. Na quarta-feira (22) à noite, Guti determinou que a substituição fosse imediata, o que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (23).
Imagem: Pedro Lacerda