Prefeitura atende moradores da Vila Any e reforça o cuidado com as chuvas

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE - Anuncie

A Defesa Civil de Guarulhos emitiu nesta terça-feira (4) boletim meteorológico que aponta tendência à normalização do nível hidrométrico dos rios e córregos, assim como tendência à dissipação da situação meteorológica que pairava sobre a Região Metropolitana de São Paulo, com o que o volume de chuvas, que já foi bastante reduzido, deve seguir em queda.

Apesar do alívio nas chuvas, a persistência da precipitação ao longo de vários dias causou uma grande saturação de água no solo, e algumas regiões de Guarulhos ainda têm registrado deslizamentos de terra, que podem se agravar com novas chuvas.

Na região da Vila Any, a mais atingida desde o dia 24 de janeiro, algumas ruas permanecem alagadas, com a água escoando aos poucos, devido principalmente à obstrução dos canais de drenagem por acúmulo de lixo disposto inadequadamente. Na tarde desta segunda-feira (3) foram realizados mais resgates em bote, na rua Cafelândia e na rua da Estação, de pessoas e animais domésticos em situação de confinamento. Somando-se aos resgates realizados no final de semana, cerca de 120 pessoas foram removidas de locais inacessíveis por via terrestre.

As equipes de Coordenadoria de Defesa Civil de Guarulhos seguem atuando em regime de emergência, verificando construções e encostas em situação de risco e distribuindo doações às famílias afetadas.

A recomendação é que em caso de tempestades os cidadãos permaneçam em local seguro. Em veículos, deve-se evitar locais com possibilidades de enchentes, como corredores de baixadas ou vias às margens de rios e córregos. Motociclistas devem evitar pontos com corredeiras, ou em que a água ultrapasse vinte centímetros ou não permita a visibilidade do terreno.

Os moradores de áreas suscetíveis a riscos de deslizamento devem buscar abrigo em locais seguros com seus familiares, especialmente se perceberem sinais de risco, tais como deslocamentos de terra, estralos em construções, rachaduras no solo e inclinações de árvores ou postes.

Em caso de emergência a Defesa Civil atende 24 horas por dia pelo telefone 199.

Confira os índices pluviométricos mais recentes

Cidade Aracília

24h 15,6mm

48h 22,8mm

72h 97,4mm

Cumbica

24h 2,8 mm

48h 21,4mm

72h 32,6mm

Jardim Nova Cidade

24h 17,0mm

48h 15,4mm

72h 102,4mm

Bonsucesso

24h 14,0mm

48h 29,0mm

72h 117,4mm

- PUBLICIDADE -