A Prefeitura de Guarulhos tem observado o crescimento do furto de cabos de conjuntos semafóricos da cidade. Somente em 2024, 4.204 metros do material foram furtados, ante 3.550 metros em 2023. Para tentar coibir a prática, a administração municipal reforçará a fiscalização por meio dos agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) e da Guarda Civil Municipal (GCM), além de monitoramento por câmeras por meio do Centro de Operações e Inteligência (COI) e do incentivo de denúncias por parte da população.
Os criminosos furtam os cabos por conta do cobre, material que é facilmente revendido. Por conta da modalidade do crime, o munícipio tem observado a alta de equipamentos inoperantes e, consequentemente, o aumento dos custos com manutenções.
“A Prefeitura de Guarulhos acaba ficando com o prejuízo, afinal, quando um criminoso furta os cabos, além de onerar os cofres públicos, deixa semáforos inoperantes, o que traz insegurança para quem está no trânsito”, comenta João Araújo, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana.
Araújo explica que o município registra todos os furtos na Polícia Civil para que seja feita uma investigação minuciosa com o objetivo de prender tanto quem pratica o furto quanto o receptador.
A população pode denunciar os furtos de cabos por meio do telefone 153 (GCM).
Vias com o maior número de furtos
Levantamento da STMU aponta que a avenida Papa João Paulo I, no Jardim Presidente Dutra, é a via com o maior índice de furtos de fios de cobre, seguida pelas avenidas José Brumatti (Lavras), Tiradentes (Centro) e Paschoal Thomeu (Bonsucesso), pela rua Príncipe Mikasa, pelas avenidas Lauro de Gusmão e Otávio Mesquita de Mesquita, pela praça Oito de Dezembro, pela rua Jamil João Zarif e pela avenida Natália Zarif (Taboão).