Da Redação
Estudantes da Escola Estadual Vereador Antônio de Ré, no Macedo, participaram nesta quinta-feira (08), de palestras explicativas sobre ações da prefeitura para promover conscientização ambiental e também o fortalecimento da política pública de ciência, tecnologia e inovação, por meio da Semana do Conhecimento.
Sobre a questão da sustentabilidade, a divisão técnica de Educação Ambiental da secretaria de Serviços Públicos apresentou o Programa Lixo Zero. Já o departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI), detalhou a Semana do Conhecimento, evento que mobiliza alunos do ensino infantil, básico, médio, técnico, universitários e empreendedores.
Com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, na edição deste ano a Semana do Conhecimento será realizada seguindo diretrizes do Programa Lixo Zero, visando a sustentabilidade do evento.
Conforme relatado na palestra, o Programa Lixo Zero desperta a atenção da sociedade sobre a necessidade da diminuição na geração de resíduos, descarte irregular de lixo, reaproveitamento e reciclagem de materiais diversos, compostagem e engajamento dos cidadãos na coleta seletiva, que deverá ser implementada na cidade.
Os participantes também foram alertados sobre os impactos negativos que as agressões ao meio ambiente causam ao município, como enchentes e o alto custo no serviço de recolhimento, transporte e destinação do lixo produzido. Os estudantes receberam orientação sobre fazer o correto descarte de lâmpadas, óleo vegetal e pilhas.
Sobre a Semana do Conhecimento, os alunos foram estimulados a participar inscrevendo projetos para a Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos (Feceg). As inscrições seguem até 02 de setembro, por meio do endereço eletrônico: https://semanadoconhecimento.guarulhos.sp.gov.br/2019.
Realizada no mês de outubro, a Semana do Conhecimento mobilizou cerca de 10 mil pessoas na edição de 2018, se consolidando como o principal evento do gênero realizado no município. A ação é parte de uma política pública de ciência, tecnologia e inovação que está sendo fomentada em Guarulhos pela secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI).
Imagem: Divulgação/PMG
Fonte: Prefeitura de Guarulhos