A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta sexta-feira (12) uma oficina do projeto Vivência – Desperte Seu Olhar Inclusivo a 40 alunos do 1º ano do curso técnico em multimídia do Senac Guarulhos Faccini, no Centro. A iniciativa conduzida pela equipe da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão buscou esclarecer, orientar e sensibilizar os estudantes sobre práticas inclusivas de combate ao capacitismo e ao bullying que devem ser adotadas no dia a dia.
“O projeto no Senac Guarulhos é crucial para sensibilizar os adolescentes sobre a importância da inclusão e do respeito pela diversidade. Por meio desta iniciativa formamos jovens conscientes que podem liderar a mudança por uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”, afirmou a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia.
A oficina atendeu à solicitação da instituição de ensino, que trabalha a inclusão junto ao corpo discente. “O Senac tem uma proposta séria quanto à inclusão. Nossa ideia é formar o aluno enquanto cidadão de uma forma ampla, não apenas com a capacitação técnica, mas como um cidadão com poder de transformação em seu entorno”, explicou a coordenadora educacional da unidade, Priscilla Leine Cassotta.
Na oportunidade os alunos receberam informações sobre termos capacitistas que não devem ser usados, orientações para o acolhimento da pessoa atípica e os serviços oferecidos pela pasta, como a Central de Libras, orientações sobre mobilidade, o projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social da pessoa com deficiência visual, empregabilidade e a confecção da Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Vivência
Divididos em três grupos, os jovens participaram de dinâmicas e vivências com jogo de dominó adaptado com olhos vendados, jogo de palavras por expressões e gestos e puderam ainda conhecer o alfabeto Braille.
Para a adolescente Ana Julia Rocha Santana, de 15 anos, a palestra foi proveitosa e interessante. “Muitos aqui não têm contato com pessoas com deficiência e foi uma oportunidade para aprender sobre o cotidiano de uma pessoa com deficiência e a não ter preconceito”, contou a aluna do 1º ano, que tem um irmão autista.
Já o jovem Breno Artur Gomes, de 15 anos, sentiu dificuldade em jogar dominó com olhos vendados. “O jogo dependeu muito do tato para saber qual peça usar e da minha audição para escutar a orientação de como estava o andamento do jogo. Toda hora eu tinha vontade de tirar a venda para ver como estavam as posições das peças na mesa”, revelou o estudante, que pretende cursar faculdade de medicina.
Na próxima semana a subsecretaria irá desenvolver o projeto com outra turma do ensino médio do Senac Guarulhos. Instituições de ensino e empresas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato pelos telefones (11) 2422-7376 ou 2414-3685.