A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Escola de Mobilidade Urbana, realizou na manhã desta sexta-feira (10), na avenida Timóteo Penteado com a rua Anice, o Pit Stop Motociclista, atividade que integra as ações programadas pelo município voltadas ao Maio Amarelo. Os educadores de trânsito abordaram 72 motociclistas, que foram orientados sobre a importância da segurança no trânsito.
A ação contou com a participação do piloto da Yamaha Vinicius Viana, que durante a abordagem ressaltou a importância de o motociclista ficar longe dos pontos cegos existentes nos automóveis com a finalidade de evitar acidentes. Viana também deu dicas de pilotagem defensiva, como os métodos de frenagem que podem ser utilizados para evitar a queda da moto.
Os educadores que participaram da ação aproveitaram para falar sobre o Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “A paz no trânsito começa por você”, e também entregaram um panfleto com orientações sobre segurança viária e um lixo para automóveis.
Pesquisa
Durante o Pit Stop, integrantes do Observatório de Segurança Viária de Guarulhos realizaram uma pesquisa com 68 motociclistas, que foram perguntados sobre a utilização da moto no dia a dia, se já sofreram acidentes de trânsito, a opinião sobre a área de espera para motos nos semáforos e sobre a velocidade segura para motos e automóveis. Eles ainda puderam sugerir ações que possam ser implantadas pela Prefeitura voltadas à segurança no trânsito.
A pesquisa teve por objetivo conhecer o perfil dos motociclistas que transitam pelas vias de Guarulhos.
Confira o resultado da pesquisa
– 67 homens e 1 mulher, com idades entre 20 e 66 anos.
– 75% utilizam a moto para fins profissionais.
– 66% já sofreram algum acidente de trânsito com a moto, sendo que 50% ficaram afastados ou internados.
– 98,5% acreditam que a área de espera para motos em frente aos semáforos traz mais segurança aos motociclistas.
– 86,8% acham interessante a faixa azul para motociclistas.
– 55,9% acham que a velocidade segura para transitar é de 50 km/h.