Da Redação
A Sabesp preocupada com a conservação dos recursos hídricos adotou uma política de incentivo ao uso racional da água com ações tecnológicas e mudanças culturais. Assim, em 1996, foi criado o Programa de Uso Racional da Água (Pura), um programa de combate ao desperdício.
Por meio do Programa de Uso Racional da Água, o consumo de água pode ser reduzido de forma significativa. As soluções para diminuir o consumo de água são compostas de diversas ações, como detecção e reparo de vazamentos,troca de equipamentos convencionais por equipamentos economizadores de água,estudos para reaproveitamento da água e palestras educativas. Em geral, o retorno do investimento para adoção do programa é rápido e imediato, em alguns casos.
O programa pode ser introduzido em estabelecimentos públicos, como escolas, universidades e hospitais.
As etapas do PURA são três para detectar e eliminar o desperdício de água. O Diagnóstico Técnico, consiste na elaboração do levantamento de todo o processo de consumo e utilização de água, para que você possa detectar os pontos críticos e definir a margem de economia possível; a partir daí, tem início o Projeto Técnico, quando, nessa fase, com base no levantamento dos processos identificados na etapa anterior é possível estabelecer ações, investimento, prazo necessário para a execução de obras, treinamento de pessoal e mudança dos processos; e o Suporte Operacional, a última etapa consiste na execução das obras necessárias e na manutenção dos sistemas críticos, aplicando a tecnologia selecionada. Ao mesmo tempo, a Sabesp pode realizar palestras de conscientização para funcionários, buscando a mudança da cultura e dos hábitos de utilização da água.
Vantagens do Programa de Uso Racional da Água
* Reduz o consumo e o desperdício de água, gera economia de no mínimo 15%
* Conscientiza os funcionários sobre a preocupação com o meio ambiente, economizando água
* Agrega valor ao seu negócio, reduz despesas e custos operacionais
* Evidencia a preocupação ambiental das entidades e empresas com o meio ambiente
*Evidencia a preocupação com a qualidade de vida da população
Imagem: Ivanildo Porto