Ticiano Americano quer estreitar vínculos com a Imprensa, tornar a Câmara mais democrática e apresentar sessões à população
Cerca de trinta comunicadores da cidade de Guarulhos, entre jornalistas, radialistas, blogueiros e apresentadores de programas no Youtube, participaram de um café com o novo presidente da Câmara, vereador Ticiano Americano (Cidadania), na tarde desta quarta-feira (25). Ticiano pretende estreitar os vínculos com o setor de Comunicação local, de forma a ampliar a divulgação institucional do Poder Legislativo. “Esse café é para mostrarmos o nosso trabalho e falar que precisamos ter as portas abertas, seja da Câmara para com vocês e de vocês conosco”, disse.
Ticiano explicou algumas questões técnicas sobre a tramitação de um projeto, bem como a postura de cada parlamentar, fatos que podem provocar ruídos na comunicação, gerando um noticiário negativo. Para evitar essa situação, o novo presidente pretende implantar sinal aberto e veloz de internet no plenário, para o trabalho da imprensa; modernizar e dar agilidade aos processos, de forma que os profissionais consigam consultar os projetos na íntegra, inclusive com os pareceres emitidos pelas comissões técnicas.
Nesse sentido, a proposta é eliminar os papéis e digitalizar toda a tramitação dos projetos, batizada de “Câmara sem papel”. “Quando o projeto é protocolado na Câmara vocês não têm acesso e vira um telefone sem fio. Na Câmara sem papel, vocês terão acesso ao processo na íntegra”, informou. Ticiano também destacou a importância ambiental com a redução do consumo de papéis no Legislativo. “Precisamos de um sistema apropriado”, disse. A digitalização poderá impedir a suspensão das sessões, por exemplo, por falta de assinatura de um parecer. “O vereador poderá assinar digitalmente”.
Uma das propostas do novo presidente está sendo chamada de “Câmara Itinerante”. Segundo ele, a ideia é apresentar um projeto que permita a realização de sessões extraordinárias em endereços diversos do município. Ele citou a FIG-Unimesp (Faculdades Integradas de Guarulhos), na Vila Rosália, e o CEU do Pimentas como exemplos de locais que poderiam receber uma sessão legislativa, com público garantido, inclusive.
A ideia é que o trabalho parlamentar alcance a população de forma mais efetiva, permitindo que o cidadão tenha contato com as votações de projetos realizadas pelos vereadores. “A ideia é levar a Câmara para um espaço definido que já tenha estrutura adequada para que possamos mostrar à população o que é uma sessão legislativa”, explicou.
Garantir a presença de serviços públicos no prédio da Câmara também está no horizonte da nova gestão. “Além da agência da Sabesp que já funciona aqui, queremos trazer um posto do Fácil e da GCM”, informou. “O objetivo é deixar a Câmara mais democrática”, disse. Por fim, Ticiano foi questionado sobre o concurso público e a contratação de uma agência de publicidade. Ele deixou claro tratar-se de processos iniciados em outra gestão e que a continuidade depende da decisão de mérito que está em análise no Tribunal de Contas do Estado. “A Câmara precisa de um concurso, mas só posso decidir sobre o andamento após a decisão do Tribunal”, disse. O mesmo vale para a contratação da agência.
Vários profissionais que participaram da reunião fizeram questão de elogiar a atitude do presidente da Câmara e parabenizaram Ticiano pela iniciativa de reaproximar o Poder Legislativo dos comunicadores locais. O jornalista Wellington Alves, do Portal Gru Diário, avaliou de forma positiva a reunião. “A aproximação da Câmara com a Imprensa é sempre positiva, o que não houve nos últimos dois anos”, disse.
O jornalista Valdir Carleto, da Carleto Editorial, elogiou a atitude do presidente da Câmara. Para ele, a proximidade é muito importante para que a Imprensa receba informações e possa cobrar posicionamentos. “Quanto mais esclarecimento há, menor é a possibilidade de divulgar boatos”, disse.