Procissão do Fogaréu reúne fiéis em cortejo pelas ruas do Centro de Guarulhos

Foto: Nicollas Ornelas/PMG
- PUBLICIDADE - Anuncie

As ruas do centro de Guarulhos receberam na quinta-feira (17) a 13ª. edição da Procissão do Fogaréu, evento sacro-artístico que marcou as celebrações da Semana Santa na cidade. Após o término da missa noturna na Catedral Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz, o cortejo seguiu em direção à Igreja do Rosário com grande festa e devoção.

A procissão trouxe à cena umas das passagens bíblicas mais tocantes: a penitência e a condenação pública de pecadores, que culmina com a prisão de Jesus Cristo.

“Além de tradicional, a Procissão do Fogaréu é um evento muito emocionante, no qual as pessoas demonstram toda a sua fé”, disse o secretário de Cultura João Marcio Ferraz da Fonseca Vaz. Ainda segundo o gestor, “a Secretaria de Cultura tem muito orgulho em apoiar a Casa dos Cordéis nessa 13ª edição da procissão, acreditamos que a diversidade de crenças e religiões do nosso país reafirmam nossa pluralidade como cidadãos e compromisso da gestão com o respeito a todas as religiões”.

Ao longo da procissão, tochas iluminavam o trajeto enquanto instrumentos musicais como matracas, surdos e caixas marcavam o ritmo fervoroso. Logo o cortejo se transformou em uma grande festa popular, com a encenação marcante dos farricocos, soldados romanos que prenderam Jesus na noite da Santa Ceia.

“A Procissão do Fogaréu é uma excelente oportunidade para colocarmos Guarulhos nesse circuito valioso de festividades sacro-religiosas que acontecem em todo o país”, explicou Bosco Maciel, poeta cordelista da Casa dos Cordéis e responsável pela realização do evento na cidade.

Na rua Dom Pedro II, onde fica a marca da Igreja dos Homens Pretos, cânticos folclóricos e líricos com banda de tambores e clarins abrilhantaram as performances de palhaços, camponesas medievais e soldados romanos, um espetáculo de grande beleza que encheu os olhos do público participante.

- PUBLICIDADE -