Da Redação
Os alunos matriculados no Programa Jovem Trabalhador deram início a uma nova jornada hoje. A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria do Trabalho, promoveu no Teatro Adamastor as aulas inaugurais do programa de qualificação profissional oferecido gratuitamente aos jovens. Na ocasião, foram apresentados todos os aspectos que envolvem o curso, como a duração das aulas, horários, número de faltas permitidas, acompanhamento do setor pedagógico e o pagamento dos benefícios. O evento reuniu 258 alunos de dez cursos.
A secretária do Trabalho, Telma Cardia, afirmou que para escolher os cursos oferecidos a prefeitura realiza uma análise do mercado do trabalho. “As pessoas estão perdendo oportunidades de se inserir no mercado por falta de qualificação e nós não podemos permitir isso. Diversos setores estão crescendo em nossa cidade e no Brasil, então nós vamos qualificar os nossos jovens nessas áreas”, afirmou.
Além de toda a estrutura oferecida no Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional (Cidap), os alunos ainda poderão participar de visitas a feiras, aulas práticas e palestras com diversos profissionais. Caso os estudantes tenham a intenção de abrir seu próprio negócio após o encerramento do curso, a Secretaria do Trabalho auxilia no encaminhamento para o programa de microcrédito do Banco do Povo Paulista.
Luana Alves de Oliveira, 19, moradora do Pimentas, dará início ao curso de auxiliar de hotelaria. “Fiquei sabendo do curso por um cartaz no Centro de Integração da Cidadania (CIC), lá no bairro. Eu acredito que o curso vá acrescentar ao meu currículo. No futuro, pretendo fazer faculdade de nutrição, então com o curso de auxiliar em hotelaria acredito que posso trabalhar na cozinha de um hotel. Vai ser muito bom, espero aprender muito”, disse.
Programa Jovem Trabalhador
Os jovens estão iniciando os cursos em quatros modalidades de auxiliar: administrativo, de logística, de recursos humanos e de serviços em hotelaria, além impressor gráfico (impressor de banda larga e estreita), marketing e vendas. Outras aulas serão de montagem e manutenção de computadores com ênfase em redes, organizador de eventos, robótica e web designer. Todos os cursos têm como disciplinas extracurriculares inglês e marketing pessoal.
Com duração de seis meses e carga horária de 480 horas, as aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira, nos períodos manhã e tarde. Os estudantes recebem bolsa-auxilio, vale-transporte, vale-refeição e seguro de vida.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos