A Prefeitura realizou na segunda-feira (05), no Adamastor Centro, a primeira reunião sobre o programa Lixo Zero Guarulhos com multiplicadores que atuam junto aos jovens da cidade. Participaram educadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), educadores ambientais do SAAE, universitários do Núcleo de Resíduos da Universidade Guarulhos (UNG) e jovens convidados.
O evento, organizado pelas divisões técnicas de Educação Ambiental e Mobilização Social da Secretaria de Serviços Públicos, contou com dinâmicas de integração e interação, apresentação do movimento nacional e internacional Juventude Lixo Zero, e foi finalizado com o chá com partilha, momento em que perguntas norteadoras dirigem a conversa com foco em economia circular no contexto do programa.
Diversas propostas de ação para despertar a importância da redução da geração de resíduos, bem como o descarte correto dos mesmos foram apresentadas, entre elas a realização de rodas de conversa, oficinas com reaproveitamento de materiais e conserto de eletro- eletrônicos, gincanas, feiras de trocas, e a realização do encontro Juventude Lixo Zero.
Outro assunto presente na pauta da reunião foi a possibilidade de geração de trabalho e renda para os jovens como, por exemplo, a criação de uma cooperativa para a beneficiar os resíduos coletados pelas cooperativas de catadores.
Jovens e profissionais interessados em participar das atividades do Lixo Zero Guarulhos, podem obter mais informações através do e-mail:lixozero@guarulhos.sp.gov.br.
Foto: Nícollas Ornelas/PMG