Da Redação
O Carnaval passou e agora é hora de se planejar para o próximo feriado prolongado, que será a Páscoa entre os dias 10 e 12 de abril. Por isso, a Folha Metropolitana selecionou três locais para você aproveitar para descansar e ter novas experiências.
Florianópolis
Floripa talvez lidere o ranking dos destinos mais indicados para a Páscoa. Isso porque a cidade oferece, em abril, temperaturas ideais para pegar praia, mas sem a superlotação da alta temporada, entre dezembro e fevereiro. E isso significa também diárias mais em conta em hotéis, hostels e pousadas. São dezenas de praias, muitas delas paradisíacas e famosas: Praia da Joaquina (boa para surfistas), Ilha do Campeche, Praia Mole, Praia da Lagoinha e Praia da Galheta (de nudismo). Há ainda as piscinas naturais na Barra da Lagoa, o centro histórico, as tartarugas do Projeto Tamar, stand up paddle na Lagoa da Conceição e delícias gastronômicas como a produção local de ostras. Latam, Gol e Azul conectam São Paulo a Florianópolis com voos diretos de 1h20 de duração.
Vale do Café
Apesar de o litoral fluminense ser sempre uma boa pedida, o Rio de Janeiro reserva em seu interior diversos passeios históricos, culturais e contemplativos. É na região conhecida como Vale do Café que estão preservadas, por exemplo, algumas das antigas fazendas produtoras do principal produto de exportação do Brasil Imperial: o café. Em uma viagem de três dias de carro, é possível percorrer cidades como Vassouras, Barra do Piraí e Rio das Flores, traçando um roteiro por antigos casarões e suas tantas histórias, se hospedando em algum deles ou em uma pousada charmosa e desfrutando deliciosos cafés coloniais – abril, inclusive, é época de colheita do café. Não deixe de ir também ao jardim ecológico e interativo Uaná Etê, entre Vassouras e Miguel Pereira, com trilhas, labirinto acústico, piscina de lama e teias entre árvores para descanso. Saindo de São Paulo a distância até lá é percorrida em uma média de 4 horas de carro. Da cidade do Rio, leva-se 2 horas.
Chapada dos Guimarães
São 2h30 voando para Cuiabá a partir de São Paulo e mais 70 quilômetros de carro (cerca de 1 hora) até a cidade de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, onde está localizado o parque nacional. Ou seja, pouco tempo de deslocamento para se chegar a um destino que cabe perfeitamente em três dias (há quem faça bate-volta a partir de Cuiabá) e é ideal para abril, mês do início da seca e ainda distante do período de queimadas mais frequentes (de julho a outubro). Com quase 33 mil hectares, o parque nacional reúne imensos paredões e cachoeiras e oferece a contemplação da rica vida selvagem do cerrado. E tudo com bastante estrutura, o que facilita o acesso de famílias com crianças e idosos ao destino e atende turistas que não abrem mão do conforto na hora de escolher a hospedagem e alimentação – há bom número de hotéis, pousadas e restaurantes na cidade.
Imagem: Divulgação