Proprietário do Lopes Supermercados recebe título de cidadão guarulhense na Câmara

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE - Anuncie

A Câmara de Guarulhos realizou, na tarde desta terça-feira (6/02), Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Guarulhense ao empresário Pedro Lopes Brandão, proprietário dos Lopes Supermercados. A solenidade foi comandada pelo vereador André Alves (Cidadania), autor do projeto de decreto legislativo que concedeu a homenagem. A mesa de trabalhos foi composta também pelo prefeito Guti (PSD), pelo presidente da Casa, Ticiano Americano (Cidadania), e Maria do Rosário Brandão, esposa do homenageado. 

Pedro Lopes nasceu em 1952 em Turmalina (MG), na região do Vale do Jequitinhonha. Trabalhador rural desde jovem, mudou-se para Guarulhos aos 20 anos. Foi frentista e mecânico e, em 1974, se associou a três de seus 14 irmãos para adquirir um bar e mercearia, que logo virou um pequeno mercado. Com o tempo e o sucesso, outras lojas foram abertas e todas passaram a se chamar Supermercado Irmãos Lopes. A empresa conta atualmente com 33 unidades em 11 municípios paulistas, possui mais de 400 produtos com marca própria e emprega 4 mil pessoas diretamente. Ele também foi presidente do Rotary Club de Guarulhos e atualmente preside a Associação Paulista de Supermercados (APAS). 

A esposa Maria do Rosário comentou que passou a conhecer Guarulhos após o casamento: “Nosso coração sempre está aqui, na sede de nossa empresa, onde trabalhamos, também, arrecadando alimentos para distribuir aos mais necessitados”. 

André Alves destacou ser esta uma “homenagem justa, pois Pedro Lopes Brandão se transformou em um dos maiores empresários de Guarulhos, gerando empregos e atendendo a contento nossos munícipes”. 

Na sequência, Ticiano Americano, falou da amizade que tem com o homenageado: “Conheci Pedro ao participar de vários eventos em Guarulhos. Ele já é um amigo, com uma história de vida fenomenal, uma enorme lista de contribuições para o desenvolvimento social e econômico da cidade. É um exemplo de resiliência, trabalho duro e fé. Um orgulho e uma inspiração para todos nós”, elogiou o presidente da Câmara. 

Edmilson Americano, secretário de Governo, convidado a discursar durante o evento, frisou algumas qualidades de Pedro Lopes. “Trata-se de um homem íntegro, astuto, de coragem, que conquistou seus sonhos e objetivos, sempre pensando nas outras pessoas, se pautando pela empregabilidade, tão importante para o crescimento da cidade”. 

O prefeito Guti tomou Pedro Lopes como exemplo da importância que têm os empresários no desenvolvimento de toda a sociedade. “Pedro, quem te conhece se inspira em você. Seu legado vai ecoar e muito ainda. Que você continue fazendo a diferença nesta cidade e ajudando nosso povo”, ressaltou.  

Emocionado, Pedro Lopes agradeceu a honraria. “Ganhei uma nova certidão de nascimento. Depois de tanta homenagem não tem como não ficar emocionado. Minha responsabilidade só aumenta com este reconhecimento”, afirmou. “Guarulhos foi a cidade que escolhi para morar e iniciar uma trajetória de vida, profissional e pessoal. Por isso esse reconhecimento tem um significado ainda mais especial para mim, representando também tantos outros empresários que trabalham incansavelmente para entregar o melhor para as mesas de todos os guarulhenses”, acrescentou. 

Câmara de Guarulhos tem pauta extensa para sessão nesta quarta-feira 

Entre os itens analisados estão relatórios produzidos pela CEI sobre morte no HMU e pela CEE sobre política de imigração na cidade  

O presidente Ticiano Americano (Cidadania) convocou sessão ordinária da Câmara de Guarulhos para esta quarta-feira, dia 7 de fevereiro. Os vereadores poderão discutir e votar em sete itens relacionados para a Ordem do Dia.  No Grande Expediente foram incluídos 101 itens, dos quais 44 são requerimentos solicitando informações à Prefeitura, e 57 são novos projetos de lei que precisam ser deliberados para iniciar a tramitação nas comissões técnicas.  
  
Dois projetos aguardam o segundo turno de votação para seguirem à sanção e se tornar lei: o PL 2487/2022, sobre atendimento personalizado e possibilidade da escolha de profissional do sexo feminino às mulheres vítimas de violência sexual acolhidas no SUS, da vereadora Vanessa de Jesus (Republicanos); e o PL 1769/2023, sobre denominação da atual Rua Treze para Rosa Augusta Simões, no Bairro Morros, de autoria do vereador Edmilson Souza (PSOL).  
  
Dois relatórios finais elaborados por comissões específicas estão na pauta de votação. Trata-se da apuração realizada pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) instituída por conta do suicídio de um paciente no Hospital Municipal de Urgência, sob a presidência da vereadora Marcia Taschetti (PP), bem como o documento produzido pela Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre a política de imigração em Guarulhos, sob a presidência da vereadora Janete Rocha Pietá (PT).   
 
O PL 915/2021, que estabelece diretrizes para a criação do programa Centro de Parto Normal e Casa de Parto, para atendimento à pessoa grávida durante período gravídico-puerperal, do vereador Edmilson Souza, recebeu Veto Total do Executivo e retornou à pauta da sessão para nova votação. Os vereadores podem derrubar ou manter o veto do prefeito Guti. Já o Decreto Legislativo 1214/2023, que visa instituir a Comenda Municipal “Miltinho Ziller”, do vereador Ticiano Americano, completa a pauta com parecer técnico das comissões.  
 
A sessão da Câmara de Guarulhos tem início previsto às 14 horas e pode ser acompanhada diretamente no Plenário da Casa, que fica na Avenida Guarulhos, 845, Vila Vicentina, ou pela TV Câmara, com transmissão ao vivo, no canal 7 da NET, ou ainda pelas redes sociais oficiais do Poder Legislativo, Facebook e Youtube.   
 
Para acessar a pauta completa clique aqui: 2ª Sessão Ordinária –2ª Sessão Ordinária – Sessões – Câmara Municipal de Guarulhos

https://www.guarulhos.sp.leg.br/sessao/2a-sessao-ordinaria-2000053

- PUBLICIDADE -