Qualidade de água avança em Guarulhos e já é maior que a média das 10 maiores cidades

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Em pesquisa realizada pelo Instituto Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat), no segundo trimestre deste ano, a qualidade da água em Guarulhos conquistou alto grau de satisfação – com 684 pontos de uma escala que vai até mil. O número já é maior que a média das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

Nesta avaliação, 62% das pessoas afirmaram que a qualidade da água no município é boa ou ótima, 25% avaliou como regular, outros 5% classificou ruim e 8% como péssima. Os serviços de distribuição de água hoje são realizados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que assinou um contrato de concessão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) por 40 anos.

Além disso, a Sabesp vem investindo na renovação do sistema de abastecimento e distribuição de água em Guarulhos para cumprir a meta de garantir o atendimento total da população até o aniversário da cidade em 8 de dezembro.

Entre as 10 maioridades cidades do estado, Guarulhos é sexta melhor avaliada neste quesito. Em primeiro lugar figura Ribeirão Preto com avaliação de 775, seguida de Sorocaba (760) e São José dos Campos (756). Já as três piores foram São Bernardo do Campo (527), Santo André (587) e Mauá (646). A capital está em 7º com 658 pontos.

O levantamento ouviu seis mil entrevistados nos 10 municípios, sendo 600 pessoas por cidade. Na pesquisa, com metodologia própria, poderiam ser atribuídos cinco graus de satisfação: baixíssimo (menos de 350 pontos), baixo (350 a 499 pontos), médio (500 a 694 pontos), alto (650 a 799 pontos) e excelente (igual ou maior que 800 pontos).

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -