Serginho Freitas
Fala galera!
Nesta semana fui conhecer um restaurante que abriu suas portas há pouco tempo, e que me surpreendeu demais. Trata-se o restaurante português O Velho Manuel (@o.velhomanuel), que fica na rua Elias Acras 191, em um dos bairros que mais vem crescendo com a gastronomia: a Vila São Jorge!
O espaço, que é de um bom gosto fora do normal na decoração e tem um clima que remete a restaurantes internacionais, tem no comando de suas panelas o chefe de cozinha internacional Frederico Guimarães. Ele, que estudou na França e conheceu os melhores restaurantes na Europa, decidiu bem no meio da pandemia fincar sua âncora em Guarulhos para a alegria dos gordinhos iguais a mim!
“Serginho, eu vim para Guarulhos para dar formação em um restaurante e amei a cidade. Aí, por causa desta pandemia, com as escolas de gastronomia e restaurantes fechados acabei tendo tempo de planejar e acabei criando o Croissant da Villa. Quando abri o Croissant, e senti que os guarulhenses gostam de comer bem e com qualidade, resolvi dar mais um passo e projetei O Velho Manuel porque eu sou o tipo de cozinheiro que gosta do calor e da loucura de uma cozinha trabalhando a todo vapor. Por eu ter trabalhado e conhecido as grandes cozinhas da França, Londres, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, resolvi que era a hora e o lugar”, contou o chefe.
Por sinal galera, nesta sexta-feira, eu experimentei o tão comentado executivo do Velho Manuel. Encarei um bacalhau gratinado com camarões que, DE VERDADE, fazia anos que não tinha uma experiência gastronômica tão completa.
“A ideia de nossos pratos executivos por R$ 44,90 surgiu para que os nossos clientes tenham o acesso a comida internacional de uma forma mais caseira. Todos os dias preparo uma entrada diferente, pelo menos três pratos como opção e uma sobremesa. Desta forma consigo levar para a mesa deles um pouquinho de tudo que já vivi na gastronomia”, concluiu.
E eu que não sou bobo, já mandei um desafio para o chefe que é sortear pelas nossas redes sociais dois casais de leitores da Folha Metropolitana para curtirem um jantar feito por ele. Mas este jantar tem que ser um prato que não vai entrar tão cedo no cardápio. Tipo “a receita da mãe dele”. Ele quase topou de imediato, mas pediu um tempinho para organizar esta ideia. Agora, seria ótimo se vocês, fieis leitores da minha coluna, enchessem a caixa de mensagem do Instagram do O Velho Manuel pedindo para ele aceitar este “desafio”.
Então, conto com todos!
Um abração e até semana que vem com mais histórias da gastronomia de nossa cidade.