Lucy Tamborino
Cerca de 13,8 mil motoristas foram multados por estacionar no local de embarque e desembarque do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, nos primeiros sete meses deste ano. A medida não é só considerada quando o motorista sai e abandona o carro, mas também quando passa muitos minutos parado no local.
O número apesar de significar, em média, que 65 motoristas foram multados por dia é inferior ao mesmo período do ano passado. Em 2018, foram 16 mil multas aplicadas até julho. Em todo ano passado, a infração somou 24,6 mil multas.
A multa pela infração é maior que uma hora de estacionamento no aeroporto. Para quem estacionar de forma irregular, a multa chega a quase R$ 200, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os carros não podem ficar parados na entrada do aeroporto por uma questão de segurança, além de, depois das multas, o próximo passo é guinchar os veículos que estiverem estacionados há muito tempo. Além disso, estacionar no local pode prejudicar o trânsito no acesso para a rodovia Helio Smidt e criar filas de veículos.
Até meados de julho de 2017, ninguém recebia multa dentro do aeroporto, mas a concessionária fechou um convênio com a Prefeitura de Guarulhos e os agentes passaram a multar os motoristas. Somente na questão de monitoramento dos motoristas, são 30 câmeras disponíveis no terminal.
Imagem: Mayara Nascimento