Lucy Tamborino
Um total de 17.264 clientes da EDP em Guarulhos ficou sem energia elétrica devido à queda de árvores no ano passado. Isso significa dizer que, em média, 1.438 deles tiveram os serviços interrompidos em cada mês. Ao todo foram 128 ocorrências.
Os números apresentaram queda de 60% em relação ao ano anterior quando 42.528 clientes tinham sido impactados com a falta de energia, ocasionada devido à queda de árvores na rede elétrica. O número de ocorrências também foi maior, foram registradas 137 delas em 2018.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumidor pode ganhar um desconto automático na conta, em caso de interrupção de energia por um longo período de tempo. A medida tem intuito de incentivar as operadoras oferecerem uma boa prestação de serviço.
Em nota, a EDP informou que realiza ações de poda preventiva de forma contínua em toda sua área de concessão, dentro da regulamentação permitida. A medida pretende minimizar interferências na rede elétrica, manter o equilíbrio com o meio ambiente local e, também, garantir a segurança da população.
A empresa ainda destacou que no ano passado foram destinados mais de R$ 760 mil para o serviço de poda de árvores próximas à fiação em Guarulhos – estas são realizadas apenas quando a vegetação tem impacto na rede elétrica, já que a atividade (poda e supressão) caracterizada como limpeza urbana é de responsabilidade dos municípios.
Imagem: Lucy Tamborino