Queda de preços no X Supermercados supera 15 vezes a deflação nacional

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Em uma semana marcada pela divulgação de dados inflacionários pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o X Supermercados despontou com uma queda de preços significativamente superior à da economia nacional. Enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma deflação de 0,02% para o país em agosto, a rede de supermercados com sede em Guarulhos reportou uma redução de 3% nos preços em suas 13 lojas, localizadas na região metropolitana e na capital paulista. Essa queda representa um ritmo 15 vezes mais rápido que o registrado pela economia brasileira.

Segundo o CEO do X Supermercados, Silvio Alves, o resultado reflete diretamente no bolso dos consumidores, que agora conseguem comprar mais produtos pagando praticamente o mesmo que nos meses anteriores. “As pessoas estão levando mais produtos para casa pagando no caixa o mesmo valor de meses anteriores”, afirmou Alves. Ele explicou que a queda abrange desde alimentos até produtos de limpeza, resultado de uma série de medidas estratégicas adotadas pela rede para reduzir os custos ao consumidor final.

A tendência de queda nos preços dos alimentos, apontada pelo IBGE, corrobora os dados internos do supermercado. O setor de alimentação e bebidas foi um dos que mais contribuiu para a deflação nacional em agosto, com uma redução de 0,44%. Entre os produtos que tiveram as maiores quedas estão a batata inglesa (-19,04%), o tomate (-16,89%) e a cebola (-16,85%).

Estratégias de Redução de Preços

Ao ser questionado sobre o que possibilitou uma queda tão acentuada nos preços em comparação com o cenário nacional, Silvio Alves destacou o papel fundamental da equipe de compras e logística do X Supermercados. “É uma sucessão de processos. Por exemplo, nossos compradores estão sempre em negociações para conseguir o melhor preço dos fornecedores, seja um produtor de hortaliças ou uma grande indústria química. O time de logística e de organização das lojas está focado em diminuir ao máximo o desperdício. É assim, trabalhando em todos os setores, que conseguimos reduzir os preços na prateleira”, explicou.

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