Rafting à luz da lua cheia em Brotas rende dose extra de emoção

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Se descer as corredeiras e quedas do Rio Jacaré-Pepira, em Brotas, em bote inflável, durante o dia, já é uma aventura e tanto, imagine essa atividade à noite, sob à luz da lua?! Muitos podem pensar que o rafting noturno é só para os experientes, para os corajosos, mas os instrutores afirmam que qualquer pessoa que curte natureza e adrenalina tem todas as condições de fazê-lo. Eles são unânimes em dizer que a luz da lua refletida na água, o visual do rio e da mata das margens com baixa luminosidade e o som dos bichos aguçam os sentidos, o que faz do rafting noturno uma atividade com doses extras de emoção.

Porém, são poucas as oportunidades para esse passeio único em Brotas. É oferecido apenas nas noites de lua cheia, uma vez por mês. A primeira data deste ano é agora dia 19 de janeiro, sábado. Mas as operadoras de rafting da capital do turismo de aventura já têm o calendário de 2019 inteiro. Vale ressaltar que, por questões de segurança, a atividade fica sujeita ao volume de água do rio – é feita medição periódica para liberar ou não a descida dos botes. E, geralmente, é mais procurada no verão e na primavera, quando a temperatura da água está mais agradável.

A analista financeira Maria Madalena Simionatto, moradora de Jundiaí, confirma que não é preciso experiência para fazer rafting noturno. Ela, na sua primeira vez em Brotas, já encarou a aventura à noite e quer repetir. “Nas primeiras quedas, senti um gelinho na barriga, mas a gente vai se acostumando e acaba achando muito tranquilo. Adorei, inclusive o mergulho. A água, apesar de ser à noite, estava uma delícia. Por mim, poderia até ter mais emoção”, diz ela, que curte adrenalina.

O rafting no Rio Jacaré-Pepira, em Brotas, é considerado de nível 3 a 4 – as corredeiras são classificadas, segundo o grau de dificuldade, de 1 (as mais fáceis) a 6 (as mais difíceis e extremamente perigosas). No Brasil, a maior parte das corredeiras é de nível 2 a 4. O percurso do rafting noturno é o mesmo do diurno – entre seis e sete quilômetros – e dura aproximadamente quatro horas (geralmente começa às 19h).

Os solavancos e pulos, que dão emoção à atividade, são garantidos pelas descidas de paredões de pedras. Cada bote inflável desce com um instrutor e até seis turistas. Além de colete salva-vidas e capacete para todos os praticantes, outros equipamentos de segurança são adicionados ao rafting noturno, como lanternas e luz de neon no colete. A equipe de segurança e apoio, que acompanha a descida em botes e caiaques, também é reforçada. Por conta da luminosidade reduzida, principalmente nos trechos em que o rio Jacaré-Pepira é mais fechado pela mata, a descida é mais séria do que a diurna, sem tantas atividades lúdicas.

Natureza

O rafting no Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo, é considerado de ótima relação emoção e contato com a natureza. A atividade pode ser feita por qualquer pessoa acima de 1,20m, mesmo que não saiba nadar. O praticante usa, obrigatoriamente, colete salva-vidas e capacete. E, antes de entrar no rio, recebe instruções de como deve se portar durante todo o trajeto para que o passeio seja emocionante e seguro.

CALENDÁRIO RAFTING NOTURNO 2019
Janeiro: 19/01 
Fevereiro: 16/02
Março: 23/03 
Abril: 20/04
Maio: 18/05
Junho: 15/06
Julho: 13/07
Agosto: 17/08
Setembro: 14/09
Outubro: 12/10
Novembro: 09/11 
Dezembro: 14/12 

- PUBLICIDADE -