Releituras fotográficas de grandes obras ganham exposição no Adamastor Centro

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Entre os dias 5 e 20 de maio, o hall do Adamastor Centro exibe a mostra “Releituras em Foco”, exposição de trabalhos fotográficos dos alunos do Curso de Fotografia da Univeritas UNG. A abertura da exposição, que tem entrada gratuita e é aberta ao público em geral, acontece a partir das 19h.

Sob curadoria e orientação do professor Alex Francisco, a exposição apresenta cerca de 60 imagens capturadas de uma atividade da disciplina de História da Arte Moderna e Contemporânea, realizada no segundo semestre do ano passado.

“A ideia era aproximar os alunos dos movimentos das artes plásticas e desafiá-los a lançar um novo olhar sobre obras consagradas na produção de releituras fotográficas. E eles fizeram as imagens também aliando os conhecimentos das disciplinas de Fotografia Digital, Estética e Imagem da Fotografia e Manipulação Digital da Imagem”, explica Alex.

A exposição tem a proposta de apresentar releituras fotográficas de obras importantes de grandes nomes das artes plásticas como Van Gogh, Pablo Picasso, Di Cavalcanti, Henri Matisse, René Magritte, Frida Kahlo, Renoir, entre outros.

“Na releitura temos a possibilidade de dar uma nova interpretação a uma obra de arte, como substituir o livro da pintura por um celular, na foto, representando a tecnologia, ou inverter os papeis de masculino e feminino. Essa nova interpretação foi o foco dos alunos, e ela vem cheia do olhar fotográfico contemporâneo deles. Muitos puderam, pela primeira vez, refletir sobre o que o artista quis transmitir com aquela obra. E no ato de produzir a imagem encontraram-se nesse mesmo contexto”, explica o professor.

A proposta, de acordo com Alex, rendeu trabalhos muito interessantes, que vão instigar, emocionar, divertir e fazer refletir o público. “É interessante ver esse processo de transformação de uma pintura em uma versão real por meio da linguagem fotográfica. É uma mostra de estudantes que estão em plena fase de descobertas dentro da linguagem, então é um campo de experimentação muito rica, de olhares que mostram amadurecimento e um objetivo na fotografia”, resumiu.

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -