Em meio a um cenário de transformações na infraestrutura viária paulista, o trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021) atingiu 31,04% de execução em janeiro deste ano, de acordo com o relatório da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Com um investimento de R$ 3,4 bilhões, o empreendimento promete conectar a região metropolitana de São Paulo às rodovias estaduais e federais, aliviando o trânsito pesado das marginais Tietê e Pinheiros e impulsionando a mobilidade na capital e em municípios adjacentes.
Uma Obra de Grande Alcance e Impacto
Dividido em dois grandes trechos, o Rodoanel Norte compreende 43,8 quilômetros de extensão. O primeiro segmento, que liga as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, já apresenta um avanço de 18,45%, enquanto o segundo, que vai da Rodovia Fernão Dias até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, soma 12,58% de execução. Esse ritmo acelerado reflete o empenho de mais de 1.800 profissionais envolvidos na obra, que inclui 107 Obras de Arte Especiais (OAEs) – entre elas, 44 pontes, 63 viadutos e sete túneis duplos.
O Papel Estratégico de Guarulhos
Um dos pontos altos do projeto é o trecho que passa por Guarulhos, município que, além de integrar o eixo viário, será beneficiado com uma importante ramificação de 3,6 km, destinada a ligar o Rodoanel ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Esse acesso é visto como fundamental para dinamizar o fluxo de veículos e melhorar a logística de transporte, especialmente no que tange à movimentação de cargas e passageiros entre a capital e os polos regionais. Nos lotes que compõem o Trecho 1, por exemplo, o Lote 6, com 11,95 km de extensão, percorre tanto Guarulhos quanto Arujá e concentra 33 OAEs, ressaltando a prioridade do governo em fortalecer a infraestrutura de Guarulhos.
Cronograma e Detalhes da Execução
A retomada das obras, inicialmente prevista para setembro de 2024, foi antecipada para abril por meio da concessionária Via SP Serra. A prioridade agora é concluir a seção entre a interseção do Rodoanel com a Rodovia Presidente Dutra e o trevo de acesso à Fernão Dias – correspondendo a cerca de 90% do Trecho 1 –, com prazo estipulado até setembro de 2025. Já o Trecho 2, bem como o restante do Trecho 1, deverá ser finalizado até setembro de 2026.
Cada lote possui características específicas e demandas técnicas próprias:
- Trecho 1
- Lote 6: 11,95 km, abrangendo Guarulhos e Arujá, com acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e 33 OAEs;
- Lote 5: 7,95 km, predominantemente em Guarulhos, com 13 OAEs e um túnel duplo;
- Lote 4: 9,17 km, que corta São Paulo e Guarulhos, com 38 OAEs e um túnel duplo.
- Trecho 2
- Lote 3: 3,62 km, em São Paulo, com duas OAEs e dois túneis duplos;
- Lote 2: 4,88 km, também em São Paulo, com oito OAEs e dois túneis duplos;
- Lote 1: 6,42 km, iniciando na interseção da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães com o Trecho Oeste, com 13 OAEs e um túnel duplo.
Os trabalhos abrangem desde serviços de drenagem, preparo de pavimento e revestimento das camadas superiores, até a execução de túneis e estruturas de concreto, garantindo o avanço consistente das obras e a desocupação gradual das áreas afetadas.