A primeira semana de novembro registrou queda de 46% e 31% nos casos de roubos e furtos, respectivamente, na região central de São Paulo, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De 30 de outubro a 5 de novembro, os roubos passaram de 162 casos no ano passado para 88 neste ano. É a 31ª semana consecutiva que esse crime cai. Já os furtos, na mesma comparação, passaram de 311 para 216 registros.
Na mesma semana, a polícia prendeu em flagrante 60 pessoas por tráfico de drogas, roubo, furto, receptação e outros crimes. Além disso, 22 procurados pela Justiça foram recapturados e presos.
Os indicadores vêm caindo semana a semana, de acordo com o monitor das Cenas Abertas de Uso nas áreas que correspondem ao 3ºDP (Campos Elíseos) e ao 77ºDP (Santa Cecília).
O sistema foi implementado no final de março e passou a monitorar a região semanalmente para ajudar as polícias a implementar políticas públicas eficazes para combater a criminalidade no local.
De lá para cá, quando comparada a primeira semana e a última desde a implementação, os roubos caíram 54%, e os furtos, 31%.
A região é prioridade da atual gestão, que atua em conjunto com a prefeitura de São Paulo e com outros órgãos competentes para restaurar a área e garantir a segurança da população. A Polícia Civil intensificou as investigações para identificar os grandes traficantes que atuam na região.
Já a Polícia Militar intensificou o policiamento, colocando mais de 120 policiais nas ruas com a Operação Impacto-Centro.