Da Redação
A Sabesp recebeu nota de satisfação acima de 8 de 60% dos municípios ouvidos na Pesquisa de Satisfação dos Serviços de Água e Esgoto, realizada pela Fundação Seade a pedido da agência reguladora Arsesp. Destes, 11 cidades se destacam. Os moradores de Aspásia, Boracéia, Estrela d’Oeste, Franca, Iacri, Irapuã, Nhandeara, Paulo de Faria, Poloni, Santa Clara d’Oeste e Sarutáia deram nota acima de 9 para a companhia.
A pesquisa Seade ouviu 76 mil usuários por meio de entrevistas presenciais e telefônicas. Além da Sabesp, foram avalizadas outras duas empresas de saneamento. A pesquisa ocorreu no período de novembro de 2017 a fevereiro de 2018, e os resultados foram apresentados neste mês.
No índice de satisfação, as regiões que se destacam são Baixo Tietê e Grande, Pardo e Grande e Baixo Paranapanema – divisão feita com base nas bacias hidrográficas. A nota geral (levando em conta todos os municípios envolvidos) de satisfação da Sabesp foi de 7,8, a maior entre as pesquisadas.
Abastecimento de água: Dos municípios avaliados, 80% da população declara-se satisfeita ou muito satisfeita com o serviço de água. Foram avaliados os aspectos do gosto, cheiro e transparência. Dez cidades atingiram a maior nota média (de 7,6 a mais) em relação a este serviço: Águas da Prata, Anhumas, Areiópolis, Espírito Santo do Pinhal, Euclides da Cunha Paulista, Franca, Mariápolis, Mombuca, Poloni e São João da Boa Vista. As regiões de Pardo e Grande (93,2%), Baixo Paranapanema (87,4%) e Baixo Tietê e Grande (86,8%) registraram o maior percentual de usuários satisfeitos.
Esgoto: Em relação ao serviço de esgoto, nas regiões do Baixo Paranapanema, Baixo Tietê e Grande, Pardo e Grande, Centro, Vale do Paraíba e Alto Paranapanema, a porcentagem varia entre 90% e 96% em relação ao acesso a rede de esgotamento. Levando em consideração as demais regiões atendidas pela Sabesp, a média de acesso fica em 82%.
Atendimento: 99% dos moradores atendidos pela Sabesp declararam saber que a companhia é a responsável pelos serviços de abastecimento de água. Apenas, 16% disseram que precisaram entrar em contato com a operadora em algum momento para relatar problemas. Destes, 74% se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento.
Imagem: Divulgação/Facebook