Da Redação
A Sabesp entrega nesta quinta-feira (20), a primeira fase das obras que vão acabar com o rodízio de água em Guarulhos. São novas adutoras, tubulações e interligações que farão com que mais água chegue ao Centro e à região dos Pimentas. Isso vai beneficiar imediatamente cerca de 300 mil pessoas.
Na quinta-feira passada, dia 13, a Sabesp iniciou ainda uma série de trabalhos complementares como reparo de vazamentos, conserto de cavalete, troca de tubulações e reforço de rede. Em conjunto, essas obras e ações ajudam a combater os dois principais problemas de abastecimento no Centro e na região dos Pimentas: as pequenas dimensões das tubulações que levam água ao reservatório; e os tubos com vazamentos que dificultam a chegada da água até as casas.
As novas tubulações e interligações entregues nesta quinta-feira resolvem o primeiro problema,enquanto as trocas de tubulações e bombas novas, que estão sendo realizadas simultaneamente, vão fazer com que a água chegue à população durante todo o dia.
Obras entregues
Na região dos Pimentas, será entregue uma nova adutora com 600 milímetros de diâmetro, capaz de distribuir mais água para os bairros. Está em andamento ainda a renovação da casa de bombas, que terá mais potência para mandar essa água até as casas. Serão beneficiados os moradores de bairros como Água Chata, Cidade Parque Alvorada,Cidade Parque Brasília, Cidade Tupinambá, Conjunto Marcos Freire, Jardim Albertina, Jardim Alice, Jardim Angélica, Jardim Ansalca, Jardim Arapongas,Jardim Brasil, Jardim Carvalho, Jardim Centenário, Jardim Cumbica, Jardim Ferrão, Jardim Guilhermino, Jardim Joemi, Jardim Katia, Jardim Leblon, Jardim Maria Dirce, Jardim Maria do Carmo, Jardim Maria Helena, Jardim Normandia,Jardim Nova Cidade, Jardim Oliveira, Jardim Otawa, Jardim Pimentas, Jardim Rodolfo, Jardim Santa Helena, Jardim Santa Maria, Jardim Santo Afonso, Jardim Silvestre, Parque das Nações, Parque Industrial Cumbica, Parque Jandaia, Parque Jurema, Parque São Miguel, Pimentas, Sítio São Francisco, Vila Alzira, Vila Izabel, Vila Nova Cumbica, Vila Paraíso e Vila São Gabriel.
No Centro, a obra entregue nesta quinta-feira vai garantir mais água e melhorar a operação do sistema que abastece regiões como Bosque Maia, Cecap, Gopoúva, Paraventi, Picanço, Torres Tibagy, Vila Augusta e Vila Barros.
Benefício para toda a cidade
As duas obras entregues nesta quinta-feira são uma parte dos investimentos que a Sabesp começou a fazer em toda a cidade de Guarulhos a partir da assinatura do contrato, no último dia 12. Outros destaques são:
– Obras já iniciadas de instalação de mais de 8 km de adutoras de 600 a 900 milímetros, ligando Ermelino Matarazzo, em São Paulo, à região de Cumbica e Centenário. Essas tubulações de grande porte vão criar uma Guarulhos Interligada, garantindo que muito mais água passe a chegar a esses bairros;
– Implantação de uma casa de bombas e de 1 km de rede de distribuição até a avenida Papa João Paulo I, para levar mais água à região de Cumbica Norte, próximo ao aeroporto. Início em janeiro de 2019;
– Instalação de adutora que vai interligar o reservatório Gopoúva, no Centro, ao reservatório São João/Lavras. São 4,5 km de tubulações de 500 mm, além de melhorias na estação de bombeamento.Obra começa em janeiro de 2019;
– Implantação de 2,5 km de rede primária de distribuição de água, de 500 milímetros, interligando o reservatório do Tremembé, zona norte de SP, ao Parque Continental, em Guarulhos. Início em janeiro de 2019;
– Um novo reservatório com capacidade para 6 milhões de litros, que vai resolver o rodízio no Bonsucesso.Obra já em fase de contratação e entrega para o final de 2019.
Sabesp e Saae – juntos com Guarulhos
O contrato entre a Sabesp e a Prefeitura de Guarulhos foi assinado no último dia 12. Desde então, os empregados da Companhia e do Saae (empresa municipal de saneamento) estão trabalhando juntos para melhorar o sistema de abastecimento e atender quase 1,4 milhão de moradores.
Pelas regras do contrato, a operação do sistema será feita pelo Saae até o final deste ano, com apoio da Sabesp. É por isso que técnicos das duas empresas estão percorrendo a cidade para executar uma série de trabalhos e para conhecimento do sistema. A partir de 1º de janeiro de 2019, a Sabesp assume a operação, mas todos os empregados do Saae continuarão atuando em conjunto.
Imagem: Divulgação