O Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino Centro realizou nesta quinta-feira (25) uma sessão de cinema para cerca de 20 homens acolhidos pelo equipamento. A ação aconteceu em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) e exibiu o filme Bicho de Sete Cabeças, estrelado por Rodrigo Santoro, que conta a história de um jovem que é internado em um hospital psiquiátrico após seu pai encontrar um cigarro de maconha em seu casaco.
O filme expõe as formas equivocadas de tratamento após o uso de substâncias psicoativas e os danos irreversíveis que a exposição a esse tipo de tratamento pode causar na vida de um indivíduo, além de também abordar questões sobre vínculos familiares e a falta de informação a que os codependentes são submetidos ao deparar com a dependência química. Após a exibição do filme, uma roda de debate aconteceu entre os atendidos, com troca de reflexões sobre acontecimentos em suas próprias vidas e experiências de conhecidos.
De acordo com Fábio Cavalcante, secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, a luta pelas pessoas em sofrimento mental é diária. “As nossas equipes de assistência, seja dentro de um acolhimento ou aquelas que estão na rua em contato com a população em situação de vulnerabilidade, têm o treinamento adequado para lidar com esses casos”, afirmou.