Pedro Lacerda
Guarulhos possui 128 pessoas cadastradas no Ambulatório Especializado em Processo Transexualizador (AME PRO Trans), para realizar procedimentos cirúrgicos para o processo de transexualização, dentre eles mamoplastia masculinizadora, histerectomia, redesignação sexual, entre outros.
Segundo a Secretaria de Saúde, deste total, 71 são mulheres trans, 47 homens trans e 10 em processo de definição. Atualmente o Centro de Referência e Tratamento de DST- Aids (CRT-SP) é o local indicado no município para realização destas cirurgias, visto que esse centro é quem regula as vagas para os hospitais cadastrados no estado.
Para o cidadão estar apto aos procedimentos, tem que estar em acompanhamento com médico endocrinologista, psiquiatra e psicólogo por pelo menos dois anos, além de apresentar laudo multiprofissional para realização da cirurgia.
O AME PRO Trans oferece aos usuários do serviço atendimento de enfermagem, serviço social, psicologia, psiquiatria, ginecologia, endocrinologia, hormonioterapia e grupos terapêuticos, com atividades de inclusão social, como por exemplo, o Cine Pipoca.
Imagem: Maria Ana Krack/PMPA