Lucy Tamborino
A Secretaria de Saúde está realizando o levantamento de custo do projeto para reforma da enfermaria e do telhado do Hospital Municipal de Urgências (HMU). O investimento deve ser realizado por meio de recursos de uma emenda parlamentar.
De acordo com a pasta, os recursos provenientes de emendas parlamentares são depositados diretamente no Fundo Municipal de Saúde. Antes de desencadear o processo de licitação, o município precisa apresentar o projeto básico da obra e o seu termo de referência, os quais estão em execução. Estas etapas possibilitarão o levantamento de custos necessários e prazo para entrega da obra.
Na última quinta-feira (25) ainda foi entregue a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital. De acordo com a administração municipal, o espaço foi construído com o que há de mais moderno em termos de equipamentos, tecnologia e estrutura física.
A construção da nova UTI do HMU custou aproximadamente R$ 1,9 milhão e foi realizada pela Micropar, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Antiga Microlite, a empresa realizou as obras de reforma como forma de compensação ambiental pelos danos causados em área que ocupou durante décadas na região da Vila Augusta. Local que era mantida uma indústria de pilhas.
Essa foi terceira fase das obras, que foram iniciadas em 2017. A primeira incluiu ampla e moderna recepção humanizada, sala de exames com tomografia computadorizada e raio-X, além da inclusão da modalidade da Ouvidoria Ativa com funcionamento 24 horas. Na segunda etapa, houve a readequação e reestruturação de diversos setores do Pronto Socorro, incluindo a sala de observação e de medicação.
Imagem: Lucy Tamborino