Secretaria da Fazenda renova ISO 9001 e certifica Departamento de Licitações e Contratos

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Da Redação

A Secretaria da Fazenda garantiu, durante o último mês, a certificação de qualidade ISO 9001, pela Fundação Vanzolini, em dezenove processos da pasta, inclusive nas atividades do Departamento de Licitações e Contratos (DLC), que anteriormente não possuía o selo. A ISO 9001 é uma série de normas técnicas que estabelecem uma gestão qualificada para instituições públicas e privadas.

A avaliação ocorre semestralmente e compõe-se de auditorias internas e externas sobre os processos das divisões de cada pasta. Para o secretário Peterson Ruan, o documento é mais uma conquista das equipes. “A ISO 9001 traz a eficiência do serviço público, aumenta a arrecadação e a lisura do processo e justiça fiscal. É um ganho para o município e para o cidadão”, afirmou.

O Departamento de Licitações e Contratos realiza os procedimentos necessários para garantir economia, transparência e moralidade na busca por fornecedores. Segundo a diretora do departamento, Renata Dutra, para adquirir esta certificação em conjunto com os outros setores, foram identificados pontos fracos de cada divisão e a otimização desses aspectos.

“No DLC, creio que a principal mudança é o atendimento a uma reclamação constante das outras unidades: os prazos. Devido a tantas formalidades, procedimentos licitatórios costumam ser demorados, e o que a gente tem buscado e, inclusive, essa certificação de auditoria ajudou, foi trazer maior celeridade”, concluiu Renata.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG

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