Serginho Freitas: gastronomia de sucesso

Fala galera! Hoje comemoramos os 462 anos de nossa tão amada Guarulhos, cheia de histórias e causas relacionadas à gastronomia. Lembro que quando entrei na Folha Metropolitana, em agosto de 1997, as opções não eram tantas assim. 

Poucos restaurantes, baladas, shoppings e bares faziam com quem quisesse comer algo diferente ou curtir uma grande festa ou show, tivesse que ir para Sampa. Mas, a partir da abertura do Internacional Shopping Guarulhos, em meados de 1998, as coisas começaram a mudar. Estávamos no caminho de nos transformar em uma cidade completa.

Novas baladas começaram a surgir, bares com cardápios diferenciados, restaurantes com ótimos cozinheiros e grandes marcas de fast foods já apareciam nas rodas de conversa da galera que curtia a cidade.

Bares como o Eleven, que resiste na mesma rua até hoje, começou a investir em pratos requintados e porções bem elaboradas. Baladas como a Limited e Cervejaria Paulista também investiam em seus cardápios, deixando a opção gastronômica em alta.

Atualmente, com o investimento de alguns empresários em ruas como a Tapajós, Tabajara e Cônego Valadão, o guarulhense ampliou muito as suas opções e a avenida Paulo Faccini continua sendo a nossa avenida Paulista com ótimos restaurantes e filiais de grandes marcas do segmento.

Bairros se destacam pela cidade

Mas nem só da região central a gastronomia da cidade vive. Bairros como a Ponte Grande, Vila São Jorge, Vila Rosália, e algumas regiões mais afastadas como Jardim Seródio, Pimentas e Bonsucesso vêm se destacando com a inauguração de bares, restaurantes e baladas.

De tudo um pouco

Nestes 25 anos de Folha Metropolitana posso afirmar com muita propriedade que hoje em dia TEMOS todos os tipos de comida. Desde a italiana convencional até a gastronomia peruana. Hotéis de nossa cidade também vem investindo pesado na contratação de ótimos cozinheiros e equipes especializadas na alta gastronomia. 

Pizza, oriental e lanches se destacam

Três cardápios que se destacam pela quantidade e qualidade em nossa cidade são as pizzas, oriental e lanches. As pizzas napolitanas vêm ganhando clientes e até as pizzarias mais tradicionais da cidade já se renderam ao modelo que vem dominando, literalmente, a gastronomia pelo mundo.

No cardápio oriental o destaque fica com os deliciosos restaurantes japoneses que a cada dia inovam mais e mais em seus pratos. Os rodízios, que sempre foram o carro chefe dos espaços, vêm perdendo força para os pratos e projetos onde os produtos utilizados são exclusivos e diferenciados.

E na parte de lanches, o queridinho dos guarulhenses na atualidade são os hambúrgueres, desbancando os conhecidos cachorros quentes do Bosque Maia e Lago dos Patos. Daquele tradicional x-salada da padaria do bairro aos cheios de novidades, as hamburguerias espalhadas por toda Guarulhos são as mais procuradas quando o desejo é levar a família para aquele rolê gastronômico certo.

Festivais gastronômicos de rua vieram para ficar

Guarulhos, nos últimos cinco anos, se transformou na principal cidade do estado de São Paulo quando o assunto é “comida de rua”. Enquanto muitas cidades continuam apenas com seus trucks parados em praças e parques, a cidade literalmente foi invadida por grandes produtores de eventos.

Festivais dos mais variados temas enchem praças, parques, ruas e estacionamentos de grandes empresas com vários food trucks e tendas, dando para o guarulhense a oportunidade de em um mesmo local, por até três dias seguidos, experimentarem diversos pratos já que se pegarmos todos os cardápios, temos uma verdadeira Festa das Nações para se deliciar.

Aqui tem churrasco

Outro segmento que vem crescendo demais nos últimos anos na cidade é o de carnes. Várias steackhouses, casas especializadas em churrasco, abriram nos últimos anos dando a oportunidade de o guarulhense conhecer novas técnicas que muitas vezes não são usadas nas tradicionais churrascarias da cidade. Carnes defumadas, importadas, com temperos diferenciados e principalmente tipos e cortes exclusivos são os diferenciais destes espaços que atraem não só os moradores de nossa cidade, mas também de toda região do Alto Tietê. 

**Serginho Freitas é colunista da Folha Metropolitana e trabalha a 25 anos fazendo a cobertura de todo segmento de entretenimento e gastronomia da cidade. Ele também assina o cardápio da estação de carnes Karnivoro’s Churrasco Raiz, do food truck de lanches tradicionais e sem frescura Na Brasa Guarulhos e também do Búzios Street Food. Tem muita experiência de vida para afirmar que a cada ano nossa cidade se destaca no segmento gastronômico por ter grandes empresários dispostos a se profissionalizar na mesma proporção que Guarulhos cresce.

- PUBLICIDADE -