Com todas as unidades do estado em pleno funcionamento, instituição convida os trabalhadores das áreas de comércio de bens, serviços e turismo de São Paulo a fazerem sua Credencial Plena e aproveitarem todos os benefícios. A adesão é gratuita e sem taxas.
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a melhora significativa dos números da pandemia, as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo voltaram a ser um lugar de encontro e reunião de pessoas com o funcionamento pleno de suas atividades e serviços. Seja para visita de público espontâneo ou de inscritos nas ações formativas, de recreação ou nos cursos voltados às diversas faixas etárias e estratos sociais. E para quem trabalha em empresas do comércio de bens, serviços e turismo, a instituição oferece benefícios extras, e alguns deles, gratuitos.
Para aproveitar a programação — aberta ao público em geral — com as vantagens que a Credencial Plena oferece, o Sesc inicia uma campanha para lembrar àqueles que já frequentavam as unidades antes da pandemia e que ainda não renovaram o seu benefício, para que atualizem o seu cadastro da Credencial Plena.
O Sesc também convida as pessoas que ainda não conhecem a instituição e que têm emprego formal em uma empresa destes setores da economia para que façam suas Credenciais. Gratuita, sem taxas para utilização e para solicitá-la é muito fácil: basta acessar o aplicativo Credencial Sesc SP no celular ou tablet, ou pelo site do Sesc em Central de Relacionamento Digital. Se preferir, é só agendar um horário e comparecer a uma unidade do Sesc com os documentos solicitados.
O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, lembra que a instituição integra um dos maiores regimes de proteção social para o trabalhador no mundo inteiro e do potencial de beneficiários que podem ser atendidos. “É um direito das pessoas (que trabalham nas áreas do comércio e serviços) poderem usufruir por completo de nossos centros destinados à cultura, ao esporte, à educação não formal, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação da instituição”, afirma Danilo. “Por isso, o Sesc deseja que estes trabalhadores busquem a instituição para que possam, enfim, se credenciar e se aproveitar dos benefícios.”
Faça sua Credencial Plena do Sesc
O Sesc está de portas abertas para receber mais credenciados. É por isso que está em campanha para incentivar as pessoas a renovarem suas credenciais e também a ampliar o número de credenciados junto àquelas pessoas que têm o direito e ainda não a possuem.
A Credencial Plena possibilita ao titular e sua família a ter acesso exclusivo a alguns serviços, prioridade na inscrição em cursos e atividades e desconto em ingressos e nos restaurantes do Sesc. Além da ampla programação do universo das artes, o Sesc oferece diversas ações em áreas como meio ambiente, segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. Todas elas com um mesmo propósito, o de promover o bem-estar e a qualidade de vida.
O diretor Danilo Miranda reforça que “a infraestrutura oferecida é voltada para acolher este público e proporcionar-lhes, com as atividades e serviços, momentos de distensão, de reencontro pessoal e o envolvimento com pessoas em diferentes grupos e interesses variados. A expansão da capacidade de atendimento é também a consolidação do compromisso da instituição com o bem-estar dos trabalhadores, que se apresenta com a construção de unidades em cidades como Franca e Limeira e, na capital, com futuras unidades em bairros como Pirituba e São Miguel Paulista, além da construção da futura unidade Parque Dom Pedro II”, exemplifica.
Vantagens da Credencial Plena
Atendimento exclusivo no Sesc SP*
- Uso dos parques aquáticos e das 75 piscinas cobertas aquecidas e ao ar livre, mediante apresentação de exame dermatológico atualizado.
- Hospedagem nos centros de hospedagem do Sesc em todo o Brasil, como o do Sesc Bertioga, no litoral de São Paulo.
- Tratamento odontológico para os serviços de odontopediatria, restaurações, tratamento de canal e gengiva, cirurgia, prótese e radiologia; E ortodontia e implantodontia em algumas clínicas próprias.
- Prioridade na inscrição em atividades culturais, sociais e físico-esportivas, com empréstimo de materiais para as práticas esportivas.
*Consulte o Portal Sesc SP ou as unidades para mais informações sobre vagas disponíveis, prazo de inscrições, valores e horários dos serviços.
Outros benefícios
- Descontos de até 70% em ingressos de shows, espetáculos de teatro, dança e circo e sessões do CineSesc.
- Desconto de até 50% nas Comedorias do Sesc: prato porcionado, frutas, doces e sucos — com limite de 1 refeição por dia por credenciado.
Quem pode fazer a Credencial Plena?
Todas as pessoas que têm vínculo empregatício com empresas privadas do comércio de bens, serviços e turismo com registro em carteira, trabalhadores temporários, estagiários e aposentados das mais diversas empresas — como lojas, padarias, farmácias, hospitais e escolas particulares, condomínios, empresas de teleatendimento e muitas outras.
O titular da Credencial pode incluir dependentes?
Sim, o benefício pode ser estendido a toda família, como filhos, enteados, irmãos e netos com até 24 anos de idade, tutelados com até 20 anos, cônjuge, pais, padrastos e avós.
Quanto custa?
A Credencial é gratuita e tem validade de 2 anos.
E quem perdeu o emprego?
Quem está desempregado(a), mas trabalhava em empresas de comércio de bens, serviços e turismo, tem um prazo de até 24 meses – a contar da baixa na carteira – para emitir e aproveitar a Credencial.
Quem é MEI (Microempreendedor Individual) pode? E autônomos?
O benefício só é válido aos empregados das empresas contribuintes. Sócios e proprietários das empresas não têm direito, mas o Sesc tem muitas atividades gratuitas e livres para o público em geral (não-credenciados).
Como faz para ter uma Credencial Plena?
Para fazer ou renovar a Credencial Plena de maneira on-line e de onde estiver, baixe o aplicativo Credencial Sesc SP no celular ou tablet (sistema Android ou iOS) ou acesse o Portal Sesc SP e vá em Central de Relacionamento Digital. Se preferir, é só agendar o dia e horário em um desses canais e comparecer a uma das unidades do Sesc e apresentar a documentação necessária, como a carteira profissional atualizada (impressa ou digital), um documento de identidade, o CPF e uma foto 3×4 recente — que também pode ser feita na hora, sem custo, para titular e dependentes. Para saber mais, acesse o Portal Sesc SP.
Destaques da programação de setembro
Capital e Grande São Paulo
Os teatros, os espaços expositivos e bibliotecas, assim como as Comedorias — que são os restaurantes do Sesc — vêm operando com 100% da capacidade de atendimento. O mesmo vale para as unidades campestres Interlagos e Itaquera e para as clínicas odontológicas. O uso de máscara segue sendo recomendado, principalmente em locais fechados.
Todas as atividades físico-esportivas também estão com cursos abertos, como de Ginástica Multifuncional (GMF), Práticas Corporais, Corrida, Duatlo, Triatlo, Ciclismo, Atividades Aquáticas, entre tantas outras. E as piscinas, outro grande atrativo das unidades do Sesc, seguem abertas para uso livre.
Em setembro, só da agenda cultural na capital e Grande São Paulo serão 86 shows, 38 espetáculos de teatro, dança e circo, mais a programação para crianças e do CineSesc. E nessa extensa programação para o público de todas as idades, entre atividades gratuitas e com venda de ingressos, há muitos destaques.
Em música, tem shows de Margareth Menezes (22 e 23/9, no Sesc Guarulhos), Larissa Luz (23/9, no Belenzinho), Tim Bernardes (23 e 24/9, no Pinheiros), Lurdez da Luz (24 e 25/9, no 24 de Maio), Tom Zé (24 e 25/9, no Vila Mariana) e Paulinho Boca canta Novos Baianos (30/9 e 1/10, no Sesc Santo André). Sem contar Benito de Paula, Duda Brack, Lia de Itamaracá, Márcia Castro, Mariene de Castro, Paula Lima, Vanessa da Mata e Zélia Duncan que já movimentaram as unidades neste mês.
Dos 38 espetáculos de teatro, dança e circo marcados para setembro, incluindo a programação estendida do Mirada — Festival Ibero-americano de Artes Cênicas que acontece em Santos e vai circular por algumas unidades da capital, destaque para as peças “E Lá Fora o Silêncio” com o Laboratório de Técnica Dramática e dirigido por Diego Moschkovich (em cartaz de 22/9 a 15/10, no Pinheiros); e “Onde Vivem os Bárbaros” com o Coletivo Labirinto (de 21/9 a 14/10, no Pompeia). A companhia de dança Cisne Negro apresenta “Lampejos” (de 24/9 a 1/10, no Santo Amaro); e o grupo circense Tortas Trincheiras encena “Las Tortas” (de 15 a 25/9, no Sesc Santana).
Da sexta edição do Mirada na capital paulista, tem os espetáculos “La Luna en el Amazonas” com a companhia colombiana Mapa Teatro (17 e 18/9, no Pinheiros); “Dragón” dos chilenos Guillermo Calderón, dramaturgia e direção, e interpretação de Luis Cerda, Camila González e Francisca Lewin (21 e 22/9, no Bom Retiro); e “Teatro Amazonas”, de Azkona & Toloza, da Espanha (22 e 23/9, no Vila Mariana), dentre outros.
Na programação para as crianças e família, são 16 espetáculos de circo, teatro, dança e música espalhadas pelas unidades da capital e Grande São Paulo. O CineSesc, que fica na Rua Augusta, exibe documentários e recebe filmes da mostra “Mundo Árabe de Cinema”.
Sobre o Sesc São Paulo
Com 76 anos de atuação, o Sesc — Serviço Social do Comércio, conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo até 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Saiba mais no site.