O Governo do Estado de São Paulo trabalha incansavelmente para oferecer serviços que atendam as principais necessidades da população, especialmente neste período de pandemia do coronavírus. Por isso, segue aprimorando e incrementando programas estaduais fundamentais para esse fim, como o Bolsa do Povo, Vale-Gás, Bom Prato e Poupatempo.
- Bolsa do Povo
Maior programa de assistência social da história do Estado, o Bolsa do Povo foi desenvolvido para unificar ações estaduais de transferência de renda, simplificando o compartilhamento de informações e o repasse dos valores correspondentes a cada beneficiário, além de criar novos benefícios. Os beneficiários recebem cartões pré-pagos que facilitam o acesso aos valores e podem ser usados para compras em estabelecimentos comerciais ou saques em dinheiro nos terminais de autoatendimento 24 Horas ou do Banco do Brasil, além de correspondentes bancários do BB.
- Vale Gás
Já o programa Vale Gás atende a mais de 426 mil famílias, 2 milhões de pessoas aproximadamente, já inscritas no Bolsa do Povo com R$ 110 pagos em três parcelas bimestrais – o valor do benefício foi aumentado para ser compatível aos preços atuais dos botijões de 13 kg do gás de cozinha, conforme dados colhidos pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). O critério inclui as famílias inscritas no CadÚnico (sem Bolsa Família) e com renda mensal per capita de até R$ 178,00.
- Bom Prato
Criado em dezembro de 2000 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Bom Prato tem como objetivo oferecer para a população de baixa renda refeições saudáveis e de alta qualidade a custo acessível, servindo diariamente mais de 114 mil refeições. Os cafés da manhã e jantares custam R$ 0,50 e os almoços R$ 1,00 – além disso, as refeições seguem gratuitas a moradores de rua até 31 dezembro de 2022. São 63 unidades fixas: 15 estão na região metropolitana de São Paulo, 22 na capital, 8 no litoral e 18 no interior. Há também mais 17 unidades do Bom Prato Móvel.
- Poupatempo
Criado em 1997, o programa Poupatempo se mantém atual e cada vez mais próximo da população graças ao seu DNA em inovação. Além de expandir as unidades físicas, também pode ser acessado pelo aplicativo Poupatempo Digital ou no portal, com mais de 150 serviços eletrônicos, que podem ser feitos 24 horas por dia, onde e quando o usuário quiser. Até o fim de 2022, o objetivo é chegar a mais de 240 serviços. Reconhecido sete vezes consecutivas como o ‘Melhor de São Paulo’, em pesquisa Datafolha, possui em média 99% de aprovação dos usuários.