Da Redação
Em uma ação coordenada, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou ontem uma fiscalização surpresa para vistoriar o fornecimento, distribuição e controle de medicamentos na rede de saúde em 221 municípios.
A ação, realizada em 298 locais – hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), farmácias e almoxarifados -, foi executada ‘in loco’ por 303 agentes de fiscalização do TCE.
Foram vistoriados itens como o acondicionamento dos medicamentos; as condições de controle no armazenamento e na distribuição dos remédios – inclusive àqueles que são entregues por meio de processos judiciais. Os remédios de uso controlado e as medidas de segurança adotadas; dados de estoque mínimo de segurança e a contagem física dos medicamentos; os sistemas de controle de entrada e saída; e a presença de laudo do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, também fazem parte da vistoria.
“A partir da ação, será possível traçar um mapa da situação dos almoxarifados de saúde no Estado. O objetivo é que os responsáveis tomem conhecimento e possam corrigir falhas e irregularidades”, justificou o Presidente do TCE, Antonio Roque Citadini.
Em Guarulhos, os agentes da Corte de Contas visitaram as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cummins, Lavras, Tranquilidade e Vila Galvão.
Imagem: Divulgação