Terras Altas: pousada a 1,2 mil metros de altitude também alia alta gastronomia e vinhos de qualidade em Visconde de Mauá

Reginaldo Pupo

Em Visconde de Mauá, distrito do município de Resende (RJ), a 278km de Guarulhos, uma pousada reúne, em um só lugar, hospedagens aconchegantes, alta gastronomia e vinhos do velho e do novo mundo, alguns com rótulos internacionais, para deleite de quem busca hospedagem sem precisar sair do lugar para degustar pratos bem elaborados e, de quebra, apreciar vinhos de qualidade.

A Pousada Terras Altas, localizada a cerca de cinco quilômetros da Vila de Visconde de Mauá, está em um lugar mais tranquilo do distrito, em plena Serra da Mantiqueira, onde nesta época do ano as temperaturas chegam a ficar, em média, entre 12 a 4 graus à noite. Até porque ela está situada a 1.200 metros de altitude acima do nível mar.

Para os amantes do frio, o clima é propício para hospedar no lugar, que possui chalés aconchegantes, em três categorias, bem equipados, com vista para as montanhas de Minas Gerais – o distrito faz divisa com Bocaina de Minas – e para a variada vegetação que circunda a pousada, onde a área verde é vista para todos os lugares que se olha.

Alguns dos chalés, como o Master Cerejeira, possuem camas box spring queen size com lençóis térmicos de 300 fios, travesseiros e edredons de plumas e penas de ganso, roupões, amenities, sala de estar, lareira, mesa, sauna privativa, jacuzzi com hidromassagem com vista incrível para as montanhas de Minas Gerais, sauna privativa, estacionamento privativo, ar climatizado quente e frio, canais de TV por stremming, frigobar, acesso à internet via satélite Starlink e máquina de café e chá expressos.

Área verde

São 41 mil metros quadrados de área verde preservada e parte dela reflorestada, onde os chalés “se perdem” entre as árvores. A caminhada entre os chalés e a recepção e o restaurante revela a existência de uma infinidade de espécies de pássaros nativos da região, uma opção a mais para quem gosta de praticar o Birdwatching, assim como árvores e plantas nativas.

Pelo caminho também se encontra a piscina com água natural das nascentes, uma boa pedida refrescante durante o dia, quando a temperatura é um pouco mais alta. Em outra área da pousada, atrás do salão do café da manhã, há outra área verde, onde as árvores com galhos secos emolduram um lago existente no local, tornando o ambiente bucólico e instagramável.

Dá para atravessá-lo por meio de uma ponte de madeira, muito procurada especialmente por casais que querem caprichar nas fotos para guardar as boas recordações do lugar. Aliás, essa vista é observada do salão do café da manhã, que possui generosos vidros panorâmicos. O cenário faz com que o hóspede se integre e se “entregue” à natureza exuberante do lugar.

Até o café da manhã é romântico, com direito à jazz piano ao fundo e lareira estalando para aquecer o ambiente. O desjejum é feito no sistema slow food e é repleto de pães frescos e quentinhos, pães de queijos, frutas da estação, sucos, geleias, cereais, cafés, leite, entre outras delícias. As primeiras horas da manhã ficam ainda melhor com a recepção das funcionárias que servem o café, sempre atentas e com largos sorrisos.

Enogastronomia

A Pousada Terras Altas também é sinônimo de alta gastronomia e de bons vinhos para quem já conhece esse destino repleto de atrativos naturais. Em seu cardápio há elementos da tradição mineira e também muita contemporaneidade, que passaram pelas mãos de chefs consagrados, como Flávia Quaresma, por exemplo.

Uma das criações da chef é a Barriga de Porco à Mantiqueira. A carne é lentamente assada, dando suculência e crocância ao mesmo tempo. Acompanha canjiquinha da Mantiqueira, quiabos salteados e vinagrete de maracujá. O prato foi uma das estrelas do 1º Festival Gastronômico Sabores da Mantiqueira, que terminou no último dia 30 de julho.

Apesar de atualmente a alta gastronomia do Restaurante Terras Altas ser referência na região, ela começou timidamente com a execução de pratos mais simples. “A partir de 2003 começamos a refinar a gastronomia e passamos a convidar chefs da região e do Rio de Janeiro para abrilhantar nosso cardápio”, conta Paulinho Gomes de Oliveira, proprietário da pousada.

Essa receita de sucesso deu tão certo que duas vezes ao ano, desde 2003, o Restaurante Terras altas promove encontros com chefs renomados, para deleite dos hóspedes. O próximo evento será em setembro, entre os dias 1 e 3, e reunirá Ludmilla Soeiro (ex-Zuka/RJ), Paulo Nicolay (enófilo e gourmet) e Daniel Pinho (consultor de restaurantes), que irão compartilhar suas experiências preparando um  jantar harmonizado de quatro tempos para os hóspedes.

A Pousada Terras Altas tem a maior adega da região de Visconde de Mauá, subterrânea e climatizada, com capacidade para mais de mil garrafas. Separados por procedência geográfica, em diferentes nichos, os vinhos são cuidadosamente armazenados e surpreendem os visitantes pela variedade, qualidade e preço. Há rótulos de diversos países, entre eles, italianos, franceses, portugueses, espanhóis e até alemães.

Quem aprecia o clima intimista da adega, com paredes de pedra, encontra uma rústica mesa de madeira para degustar direto da fonte, in loco. Mas se a preferência for por locais mais abertos, há um confortável lounge, com sofá e poltronas, onde se pode saborear rótulos consagrados e novidades do Velho e do Novo Mundo, enquanto se aprecia a vista dos jardins e das montanhas.

POUSADA TERRAS ALTAS

Endereço: Rodovia RJ-151, km 10 | Visconde de Mauá (RJ)

Informações: (24) 3387-2194 | (24) 99203-2447

Instagram: @terrasaltas

Site: www.pousadaterrasaltas.com.br

- PUBLICIDADE -