Da Redação
A população tem aprovado a abertura de Unidades Básicas de Saúde aos sábados. Somente neste fim de semana, com o funcionamento das UBS Nova Cidade, Inocoop e Cambará, 1.324 atendimentos foram realizados. A ação faz parte do pacote emergencial Saúde Agora, implantado no primeiro semestre do ano passado
“O atendimento aos sábados é maravilhoso. Hoje eu vim fazer meu exame de papanicolau e tem muita gente passando com o médico, fazendo vacina e isso é muito bom”, elogiou a usuária da UBS Nova Cidade, Maria Edna.
Na mesma unidade, Adriana de Moura Madureira saiu satisfeita com a assistência recebida: “vim trazer meus exames, a médica pediu novos exames e eu já aproveitei para pegar alguns remédios. Tanto o atendimento médico como na farmácia foram maravilhosos. Deveria abrir sempre”, observou a paciente.
Do total de 1.324 procedimentos contabilizados no último sábado, dia 21, foram realizadas 242 consultas médicas, 41 exames de papanicolau (de prevenção do câncer do colo de útero) e 222 testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C. Também foram administradas 160 doses de vacinas e efetuados 197 atendimentos na farmácia.
Além disso, foram realizadas visitas domiciliares, testes de gravidez e para medir o nível de glicose no sangue, medicações, bem como regularizados compromissos do Programa Bolsa Família e cadastros no E-SUS. Dentro do Julho Amarelo, mês dedicado ao combate às Hepatites Virais, as UBS ainda desenvolveram ações educativas.
Imagem: Divulgação