Mayara Nascimento
No último dia 9 de julho, a União dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Guarulhos (UAPIG) completou 34 anos de atuação na cidade. Fundada em 1985, a instituição presta serviços para maiores de 50 anos, com atividades e atendimento médico.
“O último ano de trabalho foi muito difícil. Temos muita coisa para melhorar, modernizar e crescer. Hoje temos sócios de mais de 100 anos de idade, e temos que nos adaptar ao novo público. Também queremos que a entidade tenha maior participação na Câmara Municipal para lutar pelos direitos dos idosos na cidade”, comentou Roberval Trajano Barros Cavalcante, presidente da União.
Tudo começou com um grupo de aposentados que se reuniam na praça Getúlio Vargas. Depois de conseguir uma sala emprestada, foi possível construir a instituição com os documentos necessários para a regulamentação. Ao longo dos anos, com apoio político, a UAPIG cresceu e conseguiu uma sede própria.
Hoje são mais de cinco mil sócios ativos. Por mês, 500 sócios participam das atividades oferecidas, como por exemplo, atendimento médico e psicológico, massoterapeuta, dentista, aulas de pilates, ginástica aeróbica e de dança. As atividades ocorrem durante a semana, e a instituição busca ampliar o quadro de serviços.
Todo segundo sábado do mês acontece o baile da terceira idade, que é sucesso entre os idosos. “Gosto do dia do baile. Eu não danço, mas fico acompanhando a música e vendo o pessoal. Não perco nenhum evento”, contou Hayde Najjarine, 80 anos, que a partir da socialização com outras pessoas da sua idade, conseguiu curar doenças e melhorar sua qualidade de vida.
Outra meta da União é construir um hospital para melhor atender os aposentados. O prédio tem capacidade para nove andares, mas apenas dois são usados atualmente.
Para se associar basta apresentar CPF, RG e o número do benefício, caso receba algum. Para quem é aposentado ou pensionista, há o desconto de 1% do salário na folha de pagamento. Quem não é aposentado, mas tem mais de 50 anos, pode se tornar um sócio a partir do pagamento de R$ 15.
Imagem: Mayara Nascimento