Da Redação
Nos dias 5 e 6 de novembro, a Univeritas/UNG realizou, no Campus Centro, o projeto Pezinho na Cozinha. A ação contou com a participação de restaurantes da região, crianças da ONG Fazendo a Diferença e de escolas particulares e representantes dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade.
Na ocasião, as crianças foram convidadas a participar da “Batalha dos Chefinhos”, competição culinária que propôs valorizar o prazer de consumir uma alimentação saudável e melhorar a qualidade de vida. Participaram 20 crianças entre 7 e 11 anos de idade. Elas foram levadas até a cozinha da Universidade e auxiliadas por profissionais, professores e alunos no preparo de pequenos pratos, o que lhes deu a sensação de independência em produzir o próprio alimento.
A nutricionista da Clínica de Nutrição da Univeritas/UNG, Cristiane Botelho, reitera a importância da participação das crianças no projeto. “A cozinha é um lugar lúdico e colocar a mão na massa pode trazer muito aprendizado aos pequenos, além de, claro, incentivo para experimentarem novos sabores e texturas. Durante a ‘Batalha dos Chefinhos’, as crianças tiveram contato direto com o preparo de pratos saudáveis e coloridos e, além das questões nutricionais, incentivamos a autonomia, criatividade, gestão do tempo nas tarefas e trabalho em equipe”, explicou.
Antes da competição, as crianças participaram de uma aula teórica nutricional, na qual foram orientadas sobre a importância da boa alimentação. No segundo dia de visita, aconteceu a “Batalha de Chefinhos”. Os competidores foram divididos em duplas, sempre com o auxílio de um monitor e professor de Gastronomia, para a confecção dos pratos. No corpo de jurados, estiveram presentes nutricionistas dos restaurantes convidados.
Imagem: Divulgação