Na primeira quinzena de setembro, o comércio paulista vendeu 17,8% a
menos que no mesmo período do ano passado. Na comparação com os primeiros 15
dias de agosto, porém, houve um crescimento de 35,8%. Os dados são do Balanço
de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
A instituição aponta para a melhora progressiva do faturamento dos lojistas
desde o início da flexibilização do isolamento social do Estado.
Em março, registrou-se um recuo de 27% em relação aos 30 dias correspondentes
do ano anterior. Nos meses posteriores, as vendas caíram 63,8% e 67% em abril e
maio, ante o mesmo período de 2019. Depois disso, as perdas diminuíram aos
poucos. Em junho, as vendas foram 54,9% menores do que 12 meses antes. Em
julho, a diferença caiu para 47,7%, Em agosto, a queda ficou em 33,6%.
“Há mais gente nas ruas, mais gente trabalhando e mais gente
consumindo”, afirma Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Segundo sua análise, a Semana Brasil, período de promoções em comemoração ao
Dia da Independência, também contribuiu para o crescimento do consumo na
capital paulista. “O comércio já estava claramente se aquecendo e quando o
lojista baixa os preços de seus produtos, ele ajuda, mais ainda, a impulsionar
a economia”, complementa.
No varejo nacional, durante a Semana do Brasil, as vendas caíram 8,3% em
comparação com período equivalente em 2019, segundo o Índice Cielo de Varejo
Ampliado (ICVA), que monitora 1,5 milhão de varejistas credenciados à empresa
de meios de pagamentos – conforme noticiou o Broadcast, sistema de notícias em
tempo real do Grupo Estado.
Vendas na 1ª quinzena ficam 17,8% a baixo do mesmo período de 2019, diz ACSP
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