As vendas no e-commerce
brasileiro tiveram expansão de 87% no mês de outubro ante um ano, conforme o
indicador macroeconômico SpendingPulse, da gigante norte-americana Mastercard,
obtido pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo
Estado. A pesquisa considera compras em geral, realizadas com diferentes tipos
de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.
A média de crescimento do e-commerce no País, que
foi turbinado na pandemia, foi de 84,5% nos últimos três meses
(agosto-outubro), na comparação com o mesmo período do ano passado. O ritmo
supera o registrado no terceiro trimestre, que foi de 81,5%.
“O comportamento do consumidor nessa pandemia
mudou, agora o comércio online faz parte do dia a dia e da vida do
cliente”, diz o diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil, Cesar
Fukushima. “Por isso, por mais que a confiança do consumidor tenha caído
no mês, vimos um crescimento nos dois canais – no varejo tradicional e o no
online”, acrescenta, mencionando como molas propulsoras a redução do
isolamento social e os benefícios sociais pagos durante a pandemia.
O volume de vendas totais teve expansão de 10,9%
em outubro em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste recorte, não
estão considerados os segmentos de automóveis, materiais de construção,
restaurantes e cama, mesa e banho. Já a média dos últimos três meses teve alta
de 6% ante idêntico intervalo do ano passado, acima do visto no terceiro
trimestre, com crescimento de 3,3%.
No varejo em geral, quatro setores puxaram o
crescimento em outubro. São eles: supermercado, móveis e eletrodomésticos,
artigos farmacêuticos e artigos de uso pessoal e doméstico. Na outra ponta, as
modalidades de vestuários, combustíveis apresentaram desempenho inferior ao
varejo como um todo.
Quando analisadas as vendas em outubro nas regiões
brasileiras, Norte (18,8%), Nordeste (12,3%) e Sul (11,4%) apresentaram
incremento acima da média. Por outro lado, Sudeste (8,9%) e Centro Oeste (4,2%)
ficaram abaixo da expansão apresentada pelo varejo, na comparação com o mesmo
período do ano anterior.
Vendas no e-commerce brasileiro disparam 87% em outubro
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