O clima festivo está chegando e, com ele, a expectativa por presentes especiais para familiares e amigos. Para garantir que essa experiência seja ainda mais prazerosa, os varejistas estão apostando forte nas vendas pelo WhatsApp, uma estratégia que promete ser um grande sucesso neste final de ano.
A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de escalar o atendimento e sua estratégia de vendas pelo WhatsApp neste Natal e Ano Novo. Nesta época de grande demanda, pode ser difícil responder a todos os clientes e potenciais clientes em tempo hábil. Mas a integração com um chatbot consegue otimizar o trabalho da equipe.
” Vivemos em uma era de grandes oportunidades para empresas que sabem explorar o mundo virtual. O mercado virtual torna-se cada vez mais promissor, e com a crescente demanda por negócios online, é essencial investir em estratégias de marketing digital. Isso inclui fortalecer o estoque, aprimorar o atendimento e investir em logística eficiente. Além disso, é crucial marcar presença nas redes sociais para se destacar nesse novo cenário, afirma o CEO do Grupo IRRAH, Cesar Baleco.
Estamos falando de uma abordagem que permite ao público chegar ao negócio de maneira mais livre. Segundo pesquisa da Opinion Box, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no país nos últimos anos, com mais de 2 bilhões de pessoas em 180 países utilizando a plataforma.
Cesar Baleco
Dessa forma, é importante utilizar todo o potencial do WhatsApp pela equipe de vendas. Comunicar-se pelo aplicativo usando conteúdo relevante, de maneira eficiente, prática e dinâmica, atrai o público e os converte em clientes e admiradores da marca. Uma forma de publicidade online na qual uma empresa se promove por meio de blogs, podcasts, vídeos, e-books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo para o WhatsApp.
A pesquisa também mostrou que 61% dos usuários do WhatsApp abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia, sendo que, desses, 35% deixam o aplicativo aberto o dia todo.
Ao longo do tempo, a ferramenta tornou-se um poderoso canal de comunicação e vendas entre consumidores e marcas, seja para vender um produto ou oferecer suporte, por exemplo.
Os resultados da pesquisa comprovam o sucesso da funcionalidade: 79% dos respondentes afirmaram que se comunicam com empresas por meio do WhatsApp, e 51% delas gostariam de receber promoções via aplicativo.
“Se a empresa ainda não tem uma estratégia para essa rede, pode estar perdendo negócios”, diz Cesar. E os dados não negam, 59% consideram adequado usar a plataforma para comprar produtos e serviços. Os números mostram o grande potencial de vendas que o WhatsApp pode proporcionar para uma empresa.
Buscando soluções para um ambiente de varejo e se adaptando às mudanças do segmento, o Grupo IRRAH, que oferece um ecossistema com soluções para gestão de lojas web e sistemas de PDV web e automação em marketing, utiliza a tecnologia para tornar as vendas mais assertivas, garantindo a segurança com planos e inteligência artificial completos ao setor.
Entre elas, a startup disponibiliza a plataforma DisparaAí, um modelo que une o inbound marketing e WhatsApp, permitindo o disparo de campanhas de divulgação de lançamentos, qualificação de leads, divulgação de catálogo de produtos da empresa e engajamento de clientes de qualquer produto ou serviço pelo app.
O DisparaAí, inclusive, fomentou a taxa de conversões de vendas em 27% da We Happy Shop, uma empresa do setor de e-commerce de moda paulista. Usando a solução desde 2022, a empresa encontrou na solução uma forma fácil e eficaz de disparar mensagens de forma automática para mais de 40 mil contatos. Com o DisparaAi, a We Happy Shop conseguiu iniciar mapear ações de recuperação de carrinho abandonada, cobranças automáticas, pós-vendas e envio de cupons de desconto: em quatro semanas, o aumento foi de quase 30% nas vendas remotas.
Também, é de domínio da empresa o PlugChat, para gestão de atendimento e vendas no WhatsApp, que disponibiliza vários atendentes para responder aos usuários por meio de um único número de WhatsApp e o mesmo perfil no Facebook Messenger, garantindo agilidade e velocidade no atendimento.
“Utilizar tecnologia de forma estratégica e eficiente pode trazer diversos benefícios para uma empresa, como otimização do trabalho, fortalecimento da marca e melhor interação com os clientes. É importante escolher as ferramentas corretas que atendam às necessidades da empresa e proporcionem um impacto positivo”, diz.