Vias de acesso ao aeroporto devem receber radares do projeto ‘cerca eletrônica’

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

As vias de acesso ao GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, devem receber um sistema de monitoramento que fará a leitura de placas dos veículos que transitarem pelo local. A medida faz parte do projeto da cerca eletrônica. O objetivo é reduzir as ações criminais, as infrações de trânsito e intensificar o combate virtual ao crime na cidade.

Ao todo serão 70 câmeras de LAP’s (leitura automática de placas) em 30 pontos das principais vias do município. Além de 40 câmeras Speed Dome, que permitem a visualização de imagens em tempo real. A avenida Aniello Pratici, próxima a entrada da cidade, por exemplo, já teve novos radares instalados desde o ano passado.

Também conhecido como anel de segurança, o monitoramento será de 24 horas. O sistema permitirá à visualização de placas de veículos suspeitos, com isso, as autoridades policiais serão avisadas em segundos. O sistema será integrado entre todas as forças de segurança que atuam na cidade (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Patrulhamento Rodoviário Estadual, Guarda Civil Metropolitana) e com a Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG) da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).  

O projeto de implantação é coordenado pelo consórcio Mobilidade Viária Guarulhos (Movi-GRU). Hoje as fiscalizações deste tipo são exercidas pela CIIG, que conta com câmeras fixas, híbridas, lombadas e equipamentos portáteis, além de painéis de mensagens e câmeras de segurança integradas.

Imagem: Mayara Nascimento

- PUBLICIDADE -