A educadora apontou as principais alterações fisiológicas que ocorrem a partir dos 60 anos e explicou o que fazer para retardar as consequências do envelhecimento
“Os benefícios dos exercícios para a qualidade de vida dos idosos”. Este foi o tema da palestra proferida pela educadora física, Viviane Dutra, que participou da atividade promovida pela Câmara Temática de Pesquisa e Proposição (CTTP) da área de Esportes, da Câmara de Guarulhos, cujo coordenador é Jurandir Firmino Marques. O evento foi realizado no Plenário da Casa na tarde desta quinta-feira (22).
Viviane explicou as principais mudanças ocorridas na vida das pessoas que chegam aos 60 anos. “Cheguei aos 60. O que isso muda para mim?”, provocou ela, afirmando que são muitas e importantes mudanças que ocorrem na parte física, prejudicando a qualidade de vida das pessoas. A prática cotidiana de exercício físico, entretanto, reduz os efeitos negativos das alterações.
Segundo ela, as principais alterações fisiológicas estão na composição corporal, densidade óssea, desempenho muscular, integridade da pele, e no sistema cardiovascular. As mudanças fisiológicas provocam a diminuição da massa muscular, o coração tende a aumentar, os batimentos cardíacos ficam mais lentos e a capacidade pulmonar reduzida.
A forma de minimizar os efeitos e retardar as consequências dessa equação, diz Viviane, está na prática de exercícios físicos que garantam o fortalecimento da musculatura, melhore a coordenação motora e mobilidade e a capacidade aeróbica. “A musculatura fortalecida diminuir a dor, previne o aparecimento da osteoporose, melhora a resistência do coração do idoso”, explica Viviane.
O cansaço, tão comum, entre os idosos se expressa exatamente pela dificuldade de regeneração muscular que ocorre na faixa etária acima dos 60. Além das explicações, Viviane deixou uma dica sobre o fato de que a panturrilha é o músculo que mais precisa ser trabalhado no idoso. “A panturrilha é o segundo coração. Para ter pernas fortes, é preciso trabalhar essa região”, disse.
Viviane é enfática ao afirmar que a autonomia e independência para o idoso é o exercício físico. Durante a palestra, a educadora envolveu a plateia em exercícios de respiração. Também participaram do evento, o chefe de Divisão do Cemmderoc, Dárcio Sena, o subsecretário de Política para Idosos da Prefeitura, Walid Shuqair, e o coordenador geral da CTPP, Amauri Ramos.
A presidente em exercício da Câmara de Guarulhos, vereadora Karina Soltur (PSD) esteve na palestra. “Eu passei para prestigiar o evento e dizer o quanto é importante a atividade física na terceira idade; o quanto é importante ter saúde, energia e alegria”, disse. Ela cumprimentou à palestrante a agradeceu ao trabalho desenvolvido no Plenário da Casa.