O ano letivo para 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino começa na próxima quinta-feira (15) nas mais de 5.000 escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Para ajudar no retorno à rotina de estudos e atividades, a Coordenadoria Pedagógica da Educação, a Coped, preparou uma série de dicas e orientações voltadas a estudantes e familiares.
A primeira delas é estar atento ao relógio. Para que ninguém cochile nos primeiros dias de aula, principalmente os estudantes que estudam no período da manhã, a sugestão é programar o despertador já nos dias anteriores para que o corpo se acostume com o horário de aulas.
Outra ideia é criar um “cantinho de estudos” em casa. O espaço servirá para leitura e escrita, aproximando a família do cotidiano escolar dos filhos. Além da importância da participação nas reuniões escolares, os pais e responsáveis podem acompanhar o desempenho escolar dos alunos por meio da Secretaria Escolar Digital, no portal sed.educacao.sp.gov.br. O usuário e senha podem ser solicitados diretamente na secretaria das 5.000 escolas estaduais.
Novidades para 2024
Entre as novidades para 2024, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio serão recepcionados com uma nova matriz curricular, mais alinhado às expectativas e demandas da rede.
Para os alunos mais novos, na última etapa do Ensino Fundamental, a novidade será a implantação das aulas de educação financeira, aumento do número de aulas de tecnologia e inovação e criação da disciplina de orientação de estudos.
No Ensino Médio, o tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado em 60%, enquanto o de matemática terá um aumento de 70%.
Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história.
O ensino-aprendizagem de língua portuguesa chega em 2024 com mais um aliado, o uso de inteligência artificial para apoiar professores na correção das produções textuais na plataforma Redação Paulista.
A Seduc-SP implementou, no fim de 2023, uma assistente de correção virtual para auxiliar professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista. Ao longo do segundo semestre, a revisão era feita manualmente pelos professores, mas agora, a assistente virtual surge como uma ferramenta para agilizar e facilitar o processo.
A iniciativa visa ampliar o número de produções textuais, garantindo que os estudantes da rede pública possam escrever mais e melhor, além de contribuir para os índices em avaliações como o Saresp, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, e o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A assistente de correção virtual entra em cena assim que os alunos submetem seus textos na plataforma. O professor mantém o papel fundamental na validação desses critérios, sendo responsável pela nota final da redação.
“A plataforma Redação Paulista é uma ferramenta que foi desenvolvida integralmente pela equipe da Seduc, 100% alinhada ao material didático e ao Currículo Paulista. Todos os gêneros textuais que os estudantes devem exercitar desde o 6o ano do Ensino Fundamental à 3a série do Ensino Médio estarão na plataforma com propostas de atividades.
A plataforma foi usada ao longo de 2023, com mais de 3,5 milhões de produções textuais e isso, para a Educação, é um sucesso porque significa que o aluno não apenas está escrevendo, mas também está recebendo uma devolutiva, com qualidade, do seu professor. Agora, o docente receberá as redações com o apoio dessa assistente de correção, que traz sugestão
de devolutivas, notas para verificar como o aluno se saiu na argumentação, na criação atrelada ao tema e, a partir disso, cabe ao professor utilizar a sugestão da inteligência que foi implantada para facilitar o seu trabalho. O professor pode ainda inserir seus próprios comentários e, quando necessário, solicitar a reescrita do texto”, explica a gestora de plata-
formas da Coped, Marcela Lorenzoni da Rocha.