Com
o fechamento dos resultados de vendas no semestre, começam a surgir informações
sobre quais segmentos se deram bem, mesmo com a pandemia do novo coronavírus
Com as concessionárias fechadas e o foco no atendimento por meios digitais, as
vendas caíram, mas há marcas que conseguiram melhorar os resultados. É o caso
da Volvo, que disputa consumidores de carros premium.
A marca sueca conseguiu superar a Audi e conquistou o terceiro lugar na
categoria. Apesar de a diferença ser pequena (foram apenas 28 carros mais), a
Volvo fechou o semestre com vendas acima das registradas pela rival alemã.
Foram 2.690 unidades emplacadas pela Volvo e 2.662 pela Audi. Os dados são da
Fenabrave, a federação que reúne as associações de concessionárias do País.
Os destaques da marca sueca são os SUVs – dois em especial: XC40 e XC60. O
compacto e o médio emplacaram, respectivamente, 1.044 e 1.092 unidades de
janeiro a junho deste ano. Vale lembrar que o XC40 recentemente ganhou versão
híbrida no mercado brasileiro.
HÍBRIDOS
Segundo o diretor geral da Volvo Cars no Brasil, João Oliveira, a meta agora é
buscar a segunda colocação, que a marca pretende alcançar ainda neste ano. Para
isso, a empresa conta com os dois modelos que já foram destaque para tentar
atingir 8 mil unidades vendidas até o dia 31 de dezembro. A Volvo fechou o ano
passado com 7,9 mil unidades emplacadas.
As variantes híbridas dos modelos à venda no País já representam 43% das vendas
da Volvo. Atualmente, além do recém-chegado XC40, a marca oferece opções
híbridas dos SUVs XC60 e XC90. Os sedãs S60 e S90 são vendidos exclusivamente
em versões híbridas. O objetivo da Volvo é ter 100% de sua gama vendida no País
formada apenas por modelos até o fim do ano que vem.
Dos dois sedãs foram emplacadas, respectivamente, 151 unidades e 15 unidades no
primeiro semestre de 2020. Esses modelos representam 15% do total de
emplacamentos da Volvo no Brasil. A expectativa de Oliveira é que a demanda
pelo sedã médio S60 passe a crescer gradualmente entre o segundo semestre deste
ano e 2021.
O bom resultado da Volvo no primeiro semestre é um feito e tanto
Historicamente, as três primeiras posições no ranking de vendas do segmento
premium no Brasil são disputadas palmo a palmo por três marcas alemãs.
Mercedes-Benz e BMW costumam disputar o topo do pódio, com a Audi ficando, em
geral, com o terceiro lugar.
Esse mercado é rentável, mas tem números relativamente baixos. Em 2019, por
exemplo, as dez marcas de carros de luxo mais vendidas no País somaram 52,4 mil
emplacamentos. A alta em relação aos números de 2018 foi de apenas 0,8%.
No ano passado, a BMW retomou a liderança do segmento perdida para a Mercedes-Benz
em 2018. As marcas emplacaram, respectivamente, 13.153 e 10.100 veículos no
mercado brasileiro. A Audi ficou em terceiro, com 8.711 vendas, seguida pela
Volvo (7.916) e pela britânica Land Rover (5.873).
Volvo supera Audi entre as marcas premium
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