VOLTEI GALERA!!!
Tive um problema de equipamento no último mês, mais estou de volta e quero retomar um assunto que considero SUPER IMPORTANTE: a presença do seu pequeno negócio nas redes sociais. E hoje quero falar sobre um carinha em especial, o WhatsApp, que é a maior rede social de mensagens instantâneas mais popular no Brasil.
O WhatsApp, para pequenos negócios, pode ser uma forte ferramenta para auxiliar a comunicação com os clientes e na exposição de produtos. Vimos que com o fechamento temporário de lojas físicas e o isolamento social, causado pela pandemia, prejudicou inúmeros negócios, principalmente os pequenos negócios.
A atenção de nós como empreendedores é estreitar a comunicação com nossos clientes. Por esse motivo vejo o WhatsApp como forte aliado. Sendo assim trouxe algumas dicas muito importantes:
1 – Crie uma conta no WhatsApp Business
O WhatsApp Business é pensado para atender às necessidades de pequenas empresas. Por isso, essa versão do mensageiro tem ferramentas adicionais, em comparação ao app “tradicional”.
2. Crie um catálogo para expor sua mercadoria
O catálogo é como uma vitrine virtual dos seus produtos. Além de boas imagens dos itens à venda, é possível adicionar especificações, preços e atualizar seus clientes sobre a quantidade de mercadorias disponíveis em estoque.
3. Responda à perguntas frequentes rapidamente
A versão do app para empresas oferece o recurso de respostas rápidas. Ou seja, é permitido criar atalhos para as mensagens que são enviadas mais vezes.
4. Divulgue o horário de atendimento
No perfil comercial do aplicativo, adicione informações importantes como o horário de atendimento e de funcionamento, endereço físico, e-mail para contato, site oficial do negócio e links das páginas em redes sociais.
5. Use a localização em tempo real nas entregas
Ao ativar o recurso de localização em tempo real, seus clientes podem acompanhar o percurso da entrega ou checar se a encomenda está próxima do seu destino.
6. Use etiquetas para classificar pedidos
A versão para pequenas empresas do aplicativo permite classificar, por meio de etiquetasde cores diferentes, contatos e mensagens. Esse é um recurso que pode ajudar na organização dos seus pedidos
7. Crie um link curto para divulgar seu WhatsApp
Os consumidores podem clicar no link curto, compartilhado por e-mail ou nas suas páginas do Facebook e Instagram, e começar uma conversa com você.
8. Faça videochamadas com a sua equipe
A comunicação interna entre a equipe de trabalho pode ser feita por meio de chamadas de vídeo em grupo.
9. Use o status
No status da plataforma é possível publicar fotos e vídeos dos bastidores.
10. Indique quando estará disponível
Você pode configurar uma resposta de ausência automática para indicar que não está disponível para atender, naquele momento.
E vale lembrar que o Presidente do Banco Central, permitiu a realização de pagamentos por meio do WhatsApp.
Lucas Felipe
Diretor Executivo da Agência Édigital e Diretor de Comunicação e Marketing da ACE-Guarulhos