A
nova Yamaha MT-03 2021 estava com o passaporte carimbado para o Brasil desde o
fim de 2019, quando foi apresentada no Salão de Milão (EICMA). Após essa longa
espera, finalmente a street, que traz várias atualizações no visual e
ciclística, chega ao País com preço de R$ 25.490. São R$ 856 a mais que a
tabela da linha 2020. Feita em Manaus, a novidade estará nas concessionárias a
partir da segunda quinzena deste mês.
Agora o visual remete ao da “irmã” mais velha, MT-09. O farol de LEDs
é novo. Há duas luzes de uso diurnas em formato de filete e um bulbo central
que faz as vezes de luz baixa e alta. Lanterna traseira e piscas também são de
LEDs. Os grafismos mudaram, mas opções de cores – azul e preta (metálicas) e
cinza fosca foram mantidas.
Outro destaque é o painel de instrumentos, que já está na R3, a versão carenada
da MT-03. O quadro digital traz mais informações, como consumo instantâneo e
médio, hodômetro total e dois parciais e aviso do prazo da troca de óleo. Com
isso, sua visualização melhorou.
O tanque de gasolina tem novo formato. Está achatado no topo e mais largo. Com
a mudança é possível apoiar melhor as pernas na hora de fazer o pêndulo em
curvas. A capacidade do reservatório foi mantida em 14 litros, sendo 3 l de
reserva.
O banco do piloto garante conforto mesmo em viagens longas. Já as pedaleiras
recuadas são um ponto negativo para quem tem mais de 1,8 metro e tendem a
causar cansaço após muito tempo sobre a moto. O garupa sofre tanto por causa do
assento pequeno quanto pela falta de alças para se segurar.
A MT-03 2021 também ganhou novas suspensões. Na frente, a mudança foi maior. Os
garfos convencionais da linha anterior deram lugar a invertidos com 130 mm de
curso. Na prática, o sistema fornecido pela marca japonesa Kayaba deixou a moto
mais equilibrada. Com a atualização, a dianteira não flutua em curvas nem
mergulha em frenagens bruscas.
Na traseira, a suspensão monoamortecida com sete ajustes de pré-carga na mola
foi recalibrada. A balança, batizada de assimétrica pela Yamaha, também é nova.
Segundo informações da marca, esse tipo de construção, que foi aplicada na R3
2020, garante mais equilíbrio em acelerações e frenagens.
A ciclística, outro aspecto que evoluiu na linha 2021 da street, também
contribui para melhorar as respostas em curvas e frenagens. Tanto que, embora o
sistema de freios não tenha mudado, a sensação é de que ficou mais potente. O
conjunto tem discos simples de 298 mm na frente e de 220 mm atrás. O ABS é de
série e não pode ser desligado.
Na cidade, a MT-03 2021 é ágil no trânsito. Leve, parece ser uma street de
menor cilindrada, o que permite que seja utilizada no dia a dia sem esforço. Na
estrada, sobretudo em trechos sinuosos, ela também se destaca pela agilidade.
A MT-03 2021 não traz mudanças na mecânica. O motor de 321 cm³ produz 42 cv de
potência a 10.750 rpm e 3 mkgf de torque a 9 mil rpm. O câmbio de seis marchas
tem engates fáceis. E, mesmo sendo “girador”, com faixa vermelha
começando em 12 mil rpm, o dois-cilindros também consegue fazer bonito na
cidade.
Isso porque esse motor, que integra a família MT (Master of Torque, ou Mestre
do Torque) garante bom rendimento também em baixas rotações. Há força
suficiente para arrancar na frente em saídas de semáforos e vencer subidas
facilmente.
Na estrada, a Yamaha mostra sua verve esportiva. O torque parece que nunca vai
acabar e é possível aproveitar cada marcha ao máximo até os 12 mil rpm antes de
fazer a mudança.
O shift light (luz no painel que indicar o momento ideal de trocar de marcha)
pode ser ajustado ao gosto do piloto. Os engates do câmbio são fáceis e a
relação é adequada tanto para o uso no trânsito urbano quando em viagens em
rodovias. Aliás, rodando em sexta marcha em torno dos 120 km/h, o nível de
vibração do motor é surpreendentemente baixo.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 25.490
Motor: 321 cm3, 2 cil., 8V, gas.
Potência (cv): 42 a 10.750 rpm
Torque (mkgf): 3 a 9.000 rpm
Câmbio: 6 marchas
Tanque: 14 litros
Disco dianteiro: 298 mm
Disco traseiro: 220 mm
FONTE: Yamaha
PRÓS E CONTRAS
PRÓS – CICLÍSTICA
Graças à suspensões novas (sobretudo na dianteira) comportamento da moto ficou
ainda melhor.
CONTRAS – BANCO
O garupa continua relegado. Além de o assento continuar pequeno, não há alças
de apoio.
Yamaha MT-03 evolui na linha 2021
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