Associação do Água Azul recebe capacitação sobre primeira infância

- PUBLICIDADE -

Da Redação

Na sexta-feira (02) educadores da Associação dos Moradores para Desenvolvimento do Água Azul (Amaa), entidade parceira da Prefeitura de Guarulhos, receberam formação sobre a “Lei Lucas” e a aprendizagem na primeira infância no Adamastor Centro. O encontro contou com a participação das unidades I, II e IV da Amaa e da Supervisão Escolar da Secretaria de Educação.

A formação abordou a legislação sancionada em 2018, conhecida como Lei Lucas, que determina que instituições públicas e privadas da educação básica capacitem professores e funcionários para prestar primeiros socorros a seus alunos. Na ocasião, os educadores foram instruídos por um profissional do Corpo de Bombeiros sobre como proceder diante de casos de emergência, como os primeiros socorros nos minutos iniciais de sufocação da vítima e convulsões, entre outras situações de risco. Os participantes também receberam noções importantes sobre combate ao incêndio.

Na sequência, Ana Paula Cavalcante de Camargo, diretora da Amaa, falou sobre aprendizagem na primeira infância e a relação do educador com a criança desde a nascença. “Nos primeiros meses de vida o ser humano tem cerca de cem bilhões de neurônios, ou seja, são cem bilhões de possibilidades de aprendizagem, chegando à fase adulta apenas com vinte bilhões. Por isso a educação infantil é o alicerce e precisa ser bem fundamentada”, explicou Ana Paula sobre o papel fundamental dos educadores em relação ao cuidar e ao educar, palavras indissociáveis da aprendizagem.

A formação contou ainda com reflexão e discussão sobre o momento da troca de fraldas, realizado pelas profissionais que têm papel transformador na vida das crianças e também no processo de alfabetização. De forma objetiva as professoras compartilharam experiências a respeito do conjunto de cuidados que proporcionam o desenvolvimento saudável para a criança, tais como afetividade, paciência, sensibilidade e dedicação.

Também foram apresentados os movimentos fundamentais durante a fase inicial do desenvolvimento motor.

Lei Lucas

A lei foi criada em homenagem ao estudante Lucas Begalli Zamora, de dez anos, que em 2017 faleceu após engasgar durante um passeio promovido pela escola .O objetivo da lei é que os profissionais que atuam nas escolas ou estabelecimentos de recreação, que constantemente lidam com crianças, tenham a capacitação necessária para atuar em situações de emergência e evitar que mais casos como o de Lucas aconteçam.

- PUBLICIDADE -