Da Redação
As onze unidades da Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão realizaram juntas 722.520 mil atendimentos, de janeiro a dezembro de 2018. No mesmo período, foram solicitados 1.545.582, o que representa cerca de 2.646 pessoas atendidas e 5.623 pedidos de serviços por dia. Em média, o tempo de espera por atendimento foi de 32 minutos e cada atendimento durou 14 minutos. Os dados fazem parte do balanço realizado pelo Departamento de Atendimento ao Cidadão, setor da Secretaria de Gestão.
O mês que apresentou maior número de pessoas atendidas e serviços solicitados no ano passado foi janeiro, sendo 80.301 e 169.400, respectivamente. Segundo Paulo Baban Pina, Diretor do Departamento de Atendimento ao Cidadão, em janeiro os munícipes procuram o Fácil para resolver assuntos referentes ao IPTU. “Uma pessoa pode ter três imóveis, por exemplo, então são abertos três processos diferentes para resolver cada um deles”, explica.
O ano de 2018 também possibilitou a renovação da isenção de IPTU para aposentados e pensionistas, que aconteceu em agosto, o segundo maior número de atendimentos e serviços solicitados, sendo 65.057 e 144.650, nesta ordem.
Os dez serviços mais procurados pela população em 2018 foram: 2ª via de Tributos/Taxas Diversas (PMG), 2ª via de Tributos/Taxas Diversas (PMG), Emissão de 2ª via (SAAE), Protocolo (PMG), Isenção IPTU (PMG), Consulta de Processos (PMG), Levantamento de Débitos (SAAE), Certidão Negativa de Tributos (PMG), Cadastro Fiscal Mobiliário (PMG) e Ordem de Anexo (PMG). Desde sua criação, em 2002, a Rede Fácil realizou 9.378.907 atendimentos que geraram 16.994.949 serviços.
Certificação de qualidade ISO 9001
Também no ano passado, a Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão atualizou a certificação da Gestão Qualidade ISO 9001:2008 para 9001:2015, o que significa que os serviços de triagem estão em conformidade com a Organização Internacional de Normalização (ISO) e que a rede conta com colaboradores mais proativos, estimulados e prontos a desenvolver projetos na busca de padrão de qualidade no atendimento à população. O processo foi conduzido pela Comissão Técnica da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, instituição certificadora ligada a Universidade de São Paulo (USP).
Confira abaixo os endereços da rede Fácil:
Fácil Bom Clima: Avenida Bom Clima, 49
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábado, das 8h às 13h
Fácil Cumbica: Avenida Santos Dumont, 387
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
Fácil Jardim Presidente Dutra: Avenida Papa João Paulo I, 3.887
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
Fácil Jardim São João: Rua Mesquita, 29
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
Fácil Marcos Freire: Estrada do Capão Bonito, 53
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
Fácil Parque Jurema: Avenida Jurema, 453
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
Fácil Taboão: Avenida Silvestre Pires de Freitas, 327
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
Fácil Vila Galvão: Rua Caixa D`Água, 14
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
Fácil Empresarial: Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
Fácil Móvel: Praça Estrela – Soberana
Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG